Lamine Yamal cita Neymar e critica falta de criatividade no futebol moderno

Promessa espanhola cobra maior improvisação no esporte e analisa a formação dos jogadores de hoje

Revelação espanhola na Copa, Lamine Yamal cita Neymar e Ronaldinho para comentar a ausência de poder criativo

Espanha Arábia Saudita Copa do Mundo Lamine Yamal
Yamal marcou o seu primeiro em Copas (Foto: Divulgação - Fifa)

Campinas, SP, 22 – Destaque da vitória da Espanha por 4 a 0 sobre a Arábia Saudita neste domingo (21), pela 2ª rodada da Copa do Mundo 2026, Lamine Yamal aproveitou o bom momento para fazer reflexão sobre os rumos do futebol atual. Em entrevista ao jornal espanhol El País, o jovem atacante afirmou sentir falta de jogadores mais criativos e citou Neymar entre os atletas que mais gosta.

DESABAFO

Para Lamine Yamal, o futebol moderno tem perdido parte da espontaneidade que foi marcante para as gerações anteriores. Ao comentar os jogadores mais admiráveis, o espanhol colocou o craque brasileiro ao lado de nomes conhecidos pela capacidade de improvisação e talento individual, como Vinícius Júnior e Ronaldinho.

“Hoje, o futebol precisa de jogadores como Ronaldinho, Neymar, Isco, Vinícius Júnior, Benzema e Cherki. Nunca vi Thierry Henry jogar ao vivo, mas pelos vídeos que assisti, gostei bastante dele também”, disse o jovem de 18 anos, que não se restringiu a quem viu jogar.

CRÍTICA À FORMAÇÃO

Lamine Yamal também criticou a forma como as categorias de base vêm formando os jovens atletas. De acordo com o jogador formado pelo Barcelona, o excesso das instruções táticas desde a infância acaba limitando a criatividade dentro de campo.

Espanha Arábia Saudita Copa do Mundo Lamine Yamal
Yamal marcou o seu primeiro em Copas (Foto: Divulgação – Fifa)

“O problema que eu vejo com os garotos de hoje é que, a partir dos quatro anos, eles já entram em uma escolinha de futebol. Lá eles te ensinam: ‘O lateral tem que receber e tocar para o ponta, o ponta tem que tocar pro meio, e todo mundo tem que defender e atacar’”, explicou, lembrando a época em que jogava futebol nas ruas e afirmou como aquele ambiente favorecia muito mais a imaginação dos jogadores.

“Comigo, a regra era simples: quem fizesse dois gols primeiro vencia e o perdedor saía. Era só diversão e criatividade. As pessoas não assistam mais futebol como antes. Antigamente, eu mesmo via muito mais jogo”, completou o protagonista de sua seleção.

Aos 18 anos, Lamine Yamal vive mais um grande momento com a Fúria. Após participar da goleada sobre os sauditas, o camisa 19 se prepara para o duelo contra o Uruguai, que ocorre na próxima sexta-feira (26), às 21h (de Brasília).

Confira também: