America-RJ XV de Piracicaba-SP
XV de Piracicaba x América-RJ - Onde assistir, escalações e arbitragem

O XV de Piracicaba embarcou para o Rio de Janeiro ainda durante a semana e já está concentrado para o confronto de ida do mata-mata

Presidido pelo tetracampeão mundial Romário, o América-RJ garantiu classificação em quarto lugar no Grupo A13, somando 12 pontos

Xv de Piracicaba
Foto: (Divulgação / Xv de Piracicaba)

Piracicaba, SP, 19 (AFI) – Paulistas e cariocas iniciam neste fim de semana um dos confrontos mais tradicionais da segunda fase do Campeonato Brasileiro da Série D.

XV de Piracicaba e América-RJ começam a decidir uma vaga na terceira fase da competição neste sábado (21), às 15h, no Estádio Giulite Coutinho, em Mesquita-RJ. O duelo de volta está marcado para o dia 28 de junho, às 18h, no Estádio Barão da Serra Negra, em Piracicaba.

O XV de Piracicaba já está concentrado no Rio de Janeiro para a partida. O Nhô Quim realizou uma grande campanha na primeira fase, terminando entre os melhores classificados do país. A equipe liderou o Grupo A14 com 17 pontos, quatro vitórias e 56% de aproveitamento.

Pela frente, porém, terá um adversário tradicional do futebol brasileiro. Presidido pelo tetracampeão mundial Romário, o América-RJ garantiu classificação em quarto lugar no Grupo A13, somando 12 pontos, três vitórias e 40% de aproveitamento.

ONDE ASSISTIR

Onde assistir: No YouTube- Metrópoles.
Tempo real: Placar ao Vivo do Futebol Interior.

COMO VEM O MECÃO

O América-RJ terá um desfalque importante para a primeira partida do mata-mata. O zagueiro Ryan Couto está suspenso após receber o terceiro cartão amarelo na vitória sobre o Água Santa, na última rodada da fase de grupos. A punição é automática na abertura do mata-mata, mesmo com o zeramento dos cartões previsto no regulamento da competição.

Além da suspensão, o clube não tem jogadores lesionados, o que permite ao técnico Robson Silveira contar praticamente com força máxima, com exceção do defensor.

O treinador destacou o respeito pelo adversário e a importância do primeiro jogo.

Sabemos que é mais uma partida difícil. O XV é uma equipe capacitada, mas nós também temos a nossa capacidade e a camisa pesada do América. Vamos em busca da vitória neste primeiro jogo”, afirmou.

Ele também projetou a estratégia para o confronto de ida.

“Temos que jogar com inteligência, explorando aquilo que estamos estudando do XV de Piracicaba, principalmente os pontos que identificamos”, completou.

DE QUE FORMA CHEGA O NHÔ QUIM

O XV de Piracicaba embarcou para o Rio de Janeiro ainda durante a semana e já está concentrado para o confronto de ida do mata-mata.

O Nhô Quim realizou uma grande campanha na primeira fase, terminando entre os melhores classificados do país, liderando o Grupo A14 com 17 pontos e 56% de aproveitamento. A equipe piracicabana encerrou a fase inicial com regularidade, garantindo classificação antecipada em uma chave bastante equilibrada e com adversários tradicionais.

Sem desfalques por suspensão ou lesão, o XV deve entrar em campo com força máxima no Rio de Janeiro.

O técnico Fernando Marchiori destacou o início da nova etapa da competição.

“Sabemos que começa um novo torneio, em que atuaremos diante de um grande clube, tradicionalíssimo, assim como o XV, e devemos nos ajustar da melhor forma possível”, afirmou.

Marchiori também avaliou a campanha da equipe na primeira fase e o nível de dificuldade enfrentado.

Conseguimos um feito importante, com antecedência, que foi garantir a classificação em uma chave bastante difícil e equilibrada. Agora é outro campeonato e precisamos estar prontos”, completou.

TRAJETÓRIAS

Campanha do XV de Piracicaba na primeira fase: vitória sobre o Nova Iguaçu por 4 a 1, empate por 2 a 2 com o Noroeste, empate por 1 a 1 com o Velo Clube, vitória diante do Maricá por 1 a 0, empate por 1 a 1 com o Sampaio Corrêa-RJ, vitória sobre o Sampaio Corrêa-RJ por 1 a 0, triunfo diante do Maricá por 2 a 1, novo empate por 1 a 1 com o Velo Clube, empate por 1 a 1 com o Noroeste e derrota para o Nova Iguaçu por 1 a 0.

Campanha do América-RJ na primeira fase: derrota para o Água Santa por 4 a 0, derrota para a Portuguesa-RJ por 4 a 0, empate sem gols com a Portuguesa-RJ, vitória sobre o Madureira por 3 a 2, empate sem gols com o Pouso Alegre, derrota para o Pouso Alegre por 3 a 0, vitória diante do Madureira por 3 a 1, derrota para a Portuguesa-RJ por 4 a 1, empate por 2 a 2 com a Portuguesa-RJ e vitória sobre o Água Santa por 1 a 0.

NÚMEROS

O XV de Piracicaba terminou a primeira fase na liderança do Grupo A14, com 17 pontos em 10 jogos, somando quatro vitórias, cinco empates e uma derrota, com 14 gols marcados e nove sofridos.

O América-RJ ficou em quarto lugar do Grupo A13, com 12 pontos, três vitórias, três empates e quatro derrotas, com 11 gols marcados e 21 gols sofridos.

Os artilheiros do XV de Piracicaba são: David Ribeiro, com três gols; Antônio Gabriel e Henry, com dois gols cada; Erik Bessa, Gustavo Kuhn, Paulo Marcelo, Léo Santos, Richard Almeida, João Victor e Júnior Caiçara, com um gol cada.

Os goleadores do América-RJ são: Nathan Palafoz e Emerson Carioca, com dois gols cada; João Victor, Henrique, Luã Lúcio, Yan Victor, Arthur Vignoli e Júlio César, com um gol cada.

O vencedor do confronto entre XV de Piracicaba e América-RJ enfrentará quem avançar do duelo entre Cianorte-PR e São José-RS na terceira fase da competição.

FICHA TÉCNICA

America-RJ
America-RJ
XV de Piracicaba-SP
XV de Piracicaba-SP
Fase Fase:
2ª Fase
Fase Rodada:
1ª Rodada
Fase Data:
20/06/2026
Fase Horário:
15:00
Fase Árbitro:
Tarcisio Flores da Silva – RN
Fase Assistentes:
Reinaldo de Souza Moura – RN e Edilene Freire da Silva – RN
Fase Estádio:
Giulite Coutinho
Fase Local:
Mesquita (RJ)

Confira também: