Sport sofre transfer ban da FIFA por dívida de Christian Rivera

Punição da entidade máxima do futebol impede clube pernambucano de registrar atletas para a próxima janela

FIFA pune o Sport com transfer ban por pendências na contratação de Christian Rivera. Clube está proibido de registrar novos atletas

Sport sofre transfer ban da FIFA por dívida de Christian Rivera (Foto: Paulo Paiva/ Sport Recife)
Sport sofre transfer ban da FIFA por dívida de Christian Rivera (Foto: Paulo Paiva/ Sport Recife)

Recife, PE, 03 (AFI) – O Sport foi incluído na lista de associações punidas com o transfer ban pela FIFA nesta quarta-feira (3).

NOVIDADE! Futebol Interior agora está nos Canais do WhatsApp. Participe agora!

Em decorrência da sanção aplicada pela entidade máxima do futebol, o clube pernambucano está temporariamente proibido de registrar novos jogadores para as suas equipes profissionais, medida que impacta diretamente o planejamento para a reabertura da janela de transferências do mercado nacional, agendada para o dia 20 de julho.

Sport sofre transfer ban da FIFA por dívida de Christian Rivera (Foto: Paulo Paiva/ Sport Recife)
Sport sofre transfer ban da FIFA por dívida de Christian Rivera (Foto: Paulo Paiva/ Sport Recife)

NOTIFICAÇÃO E EXIGÊNCIAS DA FIFA AO SPORT

A penalidade administrativa decorre do processo de transferência do volante Christian Rivera, adquirido originalmente junto ao Tijuana, do México.

O departamento de registros da agremiação de Recife recebeu a primeira notificação formal do órgão internacional no dia 18 de maio, com a cobrança de uma taxa administrativa no valor de mil francos suíços, o equivalente a cerca de R$ 6,4 mil, além da exigência de comprovantes de regularização da transação.

Apesar do envio da documentação por parte dos dirigentes brasileiros, a federação internacional considerou que as pendências não foram totalmente sanadas, ativando o bloqueio de registros.

ACORDOS FINANCEIROS E RETROSPECTO DO ATLETA

Christian Rivera desvinculou-se do elenco rubro-negro em janeiro deste ano para assinar com o Pachuca, também do México, em uma operação na qual a equipe estrangeira assumiu a responsabilidade de quitar os 2,8 milhões de dólares, aproximadamente R$ 15 milhões, que o clube leonino ainda devia ao Tijuana.

Paralelamente, a diretoria estruturou um parcelamento de débitos com o próprio jogador relativos à temporada de 2025, que englobavam dois meses de salários atrasados, remunerações proporcionais de férias, 13º salário, bonificações e direitos de imagem acumulados no segundo semestre. Em sua passagem por Pernambuco, o meio-campista realizou 45 exibições, colaborou com uma assistência,