Athletico Flamengo
Athletico-PR 1 x 1 Flamengo - Mengão não consegue se aproximar da liderança do Brasileirão

Visitantes permanecem na vice-liderança, com 31 pontos, quatro a menos do que os palestrinos

Athletico-PR e Flamengo ficam no 1 a 1, pela 16ª rodada do Campeonato Brasileiro

Foto: Adriano Pontes/CRF
Foto: Adriano Pontes/CRF

Curitiba, PR, 17 (AFI) – Após o Palmeiras empatar com o Cruzeiro, o Flamengo visitou o Athletico-PR, na noite deste domingo (17), podendo se aproximar da liderança do Campeonato Brasileiro. No entanto, as equipes acabaram mesmo ficando no empate por 1 a 1, na Arena da Baixada, em Curitiba (PR), pela 16ª rodada.

Com a igualdade, os visitantes permanecem na vice-liderança, com 31 pontos, quatro a menos do que os palestrinos, sendo que os flamenguistas fizeram uma partida a menos. O Fluminense é terceiro, com 30.

Os donos da casa, por outro lado, chegaram a 24 pontos, o mesmo do São Paulo, quarto colocado — os tricolores levam a melhor nos gols marcados (22 a 21) e iriam para a fase de grupos da Libertadores de 2027, enquanto os mandantes, em quinto, seguiriam para a segunda fase eliminatória.

CENÁRIO FLAMENGUISTA
Diante dos olhares do técnico Carlo Ancelotti, que fará a convocação da Seleção Brasileira para a Copa do Mundo na tarde desta segunda-feira (18), os visitantes entraram em campo com uma escalação que chamava a atenção.

Danilo foi deslocado para fazer dupla de zaga com Léo Pereira, para que Varella ficasse na lateral direita. Além disso, Léo Ortiz foi escalado como volante, função que não vinha exercendo com frequência, enquanto Lucas Paquetá retornou de lesão em meio a diversos desfalques. 

O JOGO
O primeiro tempo na Arena da Baixada teve apenas um lance relevante. Aos dez minutos, Zapelli acionou Mendoza dentro da área. O atacante girou, viu a bola desviar em Léo Ortiz e contou com falha do goleiro Rossi para abrir o placar para o Athletico-PR.

A etapa final foi bem mais movimentada. Aos dois minutos, Mendoza exigiu bela defesa de Rossi depois de receber de Viveros, que aproveitou vacilo de Léo Pereira. Aos cinco, Carrascal carimbou o travessão após cruzamento de Samuel Lino. 

A partir daí, o Flamengo tentou pressionar, mas abusou de cruzamentos pouco efetivos, sem, de fato, ameaçar os donos da casa. O Athletico-PR, por outro lado, tentou sair em contra-ataques.

Aos 33, após lançamento nas costas da zaga, Viveros exigiu duas grandes defesas de Rossi e, na terceira tentativa, carimbou o travessão. Já aos 37, Felipinho arriscou de muito longe e também ficou no poste superior.

Quando tudo indicava a vitória mandante, o Flamengo chegou ao empate. Aos 38, Léo Pereira fez ótimo lançamento para Bruno Henrique, que cruzou para Pedro escorar por baixo das “canetas” de Santos, deixando tudo igual.

O cenário mudou mais uma vez, com os visitantes apertando na tentativa de virada. Mas, nos acréscimos, aos 46, Danilo cometeu falta em Viveros, matando jogada promissora, tomou o segundo amarelo e foi expulso, deixando os flamenguistas com um jogador a menos até o final.

SEQUÊNCIA DA TEMPORADA
As duas equipes entram em campo pela 17ª rodada do Brasileirão no próximo final de semana. O Flamengo recebe o Palmeiras, às 21h de sábado (23), no Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ), enquanto o Athletico-PR visita o Remo, às 16h de domingo (24), no Mangueirão, em Belém (PA).

Antes, porém, a equipe do técnico português Leonardo Jardim enfrenta o Estudiantes de La Plata, em casa, às 21h30 de quarta-feira (20), pela quinta rodada da fase de grupos da Libertadores, em que aparece na liderança do Grupo A, com sete pontos, mesmo enquanto aguarda a definição da Conmebol após a suspensão do duelo contra o Independiente Medellín, no último dia 7, por conta de confusão no estádio Atanasio Giradot. 

Ainda cabe destacar que o Athletico-PR espera pelo sorteio dos confrontos das oitavas de final da Copa do Brasil, evento que acontecerá na sede da CBF, na terça-feira da semana que vem (26), às 11h — o Flamengo foi eliminado pelo Vitória, na quinta fase.

FICHA TÉCNICA

Athletico
Athletico
1 1
Flamengo
Flamengo
Fase Fase:
Única
Fase Rodada:
16ª Rodada
Fase Data:
17/05/2026
Fase Horário:
19:30
Fase Árbitro:
Rafael Rodrigo Klein (RS)
Fase Assistentes:
Eduardo Goncalves da Cruz (MS) e Michael Stanislau (RS)
Fase VAR:
Emerson de Almeida Ferreira (MG)
Fase Cartões Amarelos:
CAP: Felipinho e Jadson
CRF: Carrascal e Danilo
Fase Cartões Vermelhos:
CRF: Danilo
Fase GOLS:
CAP: Mendoza, aos 10’ 1T
CRF: Pedro, aos 38’ 2T
Fase Público:
33.549 pagantes e 34.197 presentes
Fase Renda:
R$ 2.625.020,00
Fase Estádio:
Arena da Baixada
Fase Local:
Curitiba (PR)

Confira também: