França critica o COI e testes de feminilidade: 'Um retrocesso'
Nova decisão de verificação de sexo a partir dos Jogos de Los Angeles em 2028 provocou uma resposta do governo francês
COI anunciou nesta quinta-feira que apenas atletas biologicamente femininas poderão participar das provas
Campinas, SP, 27 – A nova decisão do Comitê Olímpico Internacional (COI) de introduzir testes genéticos de verificação de sexo a partir dos Jogos de Los Angeles em 2028 provocou uma resposta do governo francês, que considerou a medida como um retrocesso.
A ministra do Esporte Marina Ferrari fez um alerta sobre a situação e afirmou que o cenário levanta grandes preocupações. “Em nome do governo francês, desejo expressar nossa profunda preocupação com essa decisão. Nós nos opomos à generalização dos testes genéticos, que levanta inúmeras questões éticas, legais e médicas particularmente à luz da legislação francesa sobre bioética”, afirmou.
DETALHES
O COI anunciou nesta quinta-feira que apenas atletas biologicamente femininas poderão participar das provas. A entidade indicou que os testes de feminilidade seriam restabelecidos e essa norma já entra em vigência nos Jogos de 2028.
“A França toma nota” dessa decisão, mas “em nome do governo francês, desejo expressar nossa preocupação”, afirmou a ministra que questionou a aplicação de uma medida que não vem sendo realizada desde o final da década de 1990.
“Esses testes, introduzidos em 1967, foram descontinuados em 1999 devido a fortes reservas na comunidade científica quanto à sua relevância. A França lamenta esse retrocesso”, disse Marina Ferrari.
MAIS DETALHES
Uma outra questão levantada pela ministra leva em conta à falta de consideração à diversidade biológica, especialmente em pessoas intersexo.
“A medida define o sexo feminino sem levar em conta as especificidades biológicas (indivídulos intersexo) cujas características apresentam variações naturais resultando em uma abordagem reducionista e estigmatizante”.
Noticias Relacionadas
-
Outros Esportes
Luisa Stefani e Gabriela Dabrowski se despedem de Miami
27/03/2026 -
Outros Esportes
Djokovic desiste do Masters de Montecarlo após 15 anos
27/03/2026 -
Outros Esportes
Oscar Schmidt, Björkström e mais três entram para o Hall da Fama do COB
27/03/2026 -
Outros Esportes
Aston Martin fica distante da contratação de ex-chefe da Audi
27/03/2026





































































































































