Confira os jogadores que mais apareceram na Seleção dos Atletas da Série A3 na 1ª Fase

Com base na votação dos atletas, seleção da primeira fase aponta destaques e projeta equilíbrio nas quartas da Série A3.

IMG 1181

Campinas, SP, 23 (AFI) – A primeira fase do Campeonato Paulista da Série A3 chegou ao fim com um levantamento que vai além da tabela: a seleção oficial do campeonato, definida por votação dos próprios atletas, escancara quem realmente fez a diferença dentro de campo — e ajuda a projetar o cenário das quartas de final.

A promoção é do Sindicato de Atletas de São Paulo e da Federação Paulista de Futebol, com participação do Portal FUTEBOL INTERIOR. A relação reúne os jogadores mais votados ao longo das rodadas e consolida uma visão técnica e interna do desempenho na competição.

Trata-se de uma votação bem democrática porque ela é feita em cima das indicações de cada capitão, que aponta os dois melhores jogadores de seu time a cada rodada. Ao final da competição será eleita a ‘Seleção dos Atletas’ e com premiação de troféus aos melhores.

Reinaldo Carneiro, presidente da FPF, e Rinaldo Martorelli, presidente do Sindicato de Atletas. Foto: Karen Fontes / Futebol Interior
Reinaldo Carneiro, presidente da FPF, e Rinaldo Martorelli, presidente do Sindicato de Atletas. Foto: Karen Fontes / Futebol Interior

SELEÇÃO DA PRIMEIRA FASE

Com base na recorrência nas seleções por rodada, a equipe ideal da primeira fase ficou estruturada com nomes que tiveram impacto direto em seus clubes:

• GOL: Pedro (Bandeirante)
• ZAG: Wellerson Uberaba (Rio Claro), Luiz Matheus (União Suzano) e Tallys (União São João)
• VOL: D’Ávila (União Suzano), Otávio (Portuguesa Santista), Daniel Silva (União Barbarense)
• MEI: Yohan (Portuguesa Santista), Danilo Silva (União Barbarense)
• ATA: Cirilo (Marília), Andrey (Rio Claro)

A presença recorrente de atletas de clubes classificados mostra um padrão claro: regularidade foi determinante para chegar ao mata-mata.

PORTUGUESA SANTISTA E UNIÃO BARBARENSE DOMINAM

Entre os destaques coletivos, dois clubes aparecem com maior número de jogadores votados:
• Portuguesa Santista
• União Barbarense

A Briosa, especialmente, teve nomes constantes como Otávio e Yohan, pilares no meio-campo. Já o União Barbarense aparece com forte presença física e equilíbrio entre defesa e meio.

RIO CLARO E MARÍLIA TAMBÉM EM ALTA

Outros dois clubes que chegam fortes às quartas são:
• Rio Claro
• Marília

O Rio Claro tem no atacante Andrey um dos principais nomes da competição, enquanto o Marília aparece com peças ofensivas decisivas, como Cirilo e Lucas Lima em diferentes rodadas.

O QUE ISSO DIZ SOBRE AS QUARTAS

A leitura da seleção permite algumas projeções claras para o mata-mata:

  1. Meio-campo será decisivo
    A maior concentração de destaques está no setor central, indicando jogos mais disputados e estratégicos.
  2. Ataques eficientes, não volumosos
    Poucos atacantes se repetiram, mas os que aparecem foram extremamente decisivos — sinal de jogos definidos em poucos lances.
  3. Equilíbrio geral
    A distribuição dos jogadores entre clubes diferentes reforça que não há um favorito absoluto.

VAR ENTRA EM CENA

Outro fator novo para as quartas de final será a utilização do árbitro de vídeo (VAR), implementado pela primeira vez nesta fase da competição.

A tecnologia pode ter impacto direto em jogos que já se desenham equilibrados, principalmente em lances decisivos.

CONFRONTOS DAS QUARTAS

Os duelos começam neste fim de semana:
• EC São Bernardo x Marília
• Rio Claro x XV de Jaú
• União Barbarense x Rio Preto
• Paulista x Portuguesa Santista

RAIO-X DO MATA-MATA

A seleção da primeira fase funciona como um verdadeiro raio-x técnico da competição.

Mais do que apontar os melhores jogadores, ela evidencia quais equipes conseguiram manter regularidade — fator decisivo em competições longas — e que agora pode fazer a diferença no momento mais importante da temporada.

Com equilíbrio, talento distribuído e margem mínima para erro, a Série A3 entra em sua fase mais imprevisível.

Confira também: