Tuna Luso-PA Tocantinópolis-TO
Tuna Luso-PA 4 x 1 Tocantinópolis-TO - Águia voa alto sobre Papagaio na Copa do Brasil

Sem dificuldades, Cruzmaltino faz placar elástico diante do Verdão e aguarda definição de seu próximo adversário no certame nacional

Tuna Luso atropela Verdão do Norte ao fazer primeiro tempo avassalador e vai à 3ª fase em confronto bastante tranquilo

Tuna Luso goleia Tocantinópolis Copa do Brasil
Tuna construiu placar ainda na etapa inicial (Foto: William Pereira - TLB)

Belém, PA, 04 (AFI) – A Tuna Luso espantou o início ruim de temporada e avançou na Copa do Brasil 2026 ao conquistar importante vitória. Sem tomar conhecimento do Tocantinópolis, a Águia saiu com goleada por 4 a 1 na Curuzu em duelo pela 2ª fase: dois gols de Jayme, e um de Luã e Paulo Rangel; Pedrinho fez o de honra.

Após a classificação à 3ª fase, o Cruzmaltino agora enfrenta quem triunfar em Juventude e Guaporé, que vão a campo nesta quinta-feira (05), às 21h30, no Alfredo Jaconi. Os paraenses, já fora do Estadual, terão ainda a Série D para disputar, enquanto os alviverdes fecham a 1ª fase do Tocantinense neste sábado (07), no Ribeirão, diante do Capital às 16h; Verdão já tem a liderança assegurada.

LARGA VANTAGEM EM TEMPO CURTO

Nem mesmo o gramado castigado fez a partida deixar de começar movimentada, pois as equipes foram ao ataque, mas sem demonstrar poder criativo e efetividade nas finalizações. A primeira grande chegada foi do Tocantinópolis, quando Adriel avançou pela esquerda e cruzou para cabeceio de Rômulo, que ficou numa defesa segura de Vinícius.

Jayme brilha goleada Tuna Luso Tocantinópolis
Centroavante da Tuna marcou dois de quatro gols (Foto: William Pereira – TLB)

A resposta da Tuna Luso, porém, foi letal. Jayme recebeu na entrada da área, ajeitou o corpo e emendou um balaço no ângulo. Pouco depois, a vantagem foi ampliada: Luã cobrou falta na área, ninguém desviou e a bola morreu no fundo do barbante. Eficaz, a Tuna fez seu terceiro — em 15 minutos — ainda antes do intervalo: Paulo Rangel foi servido na grande área e bateu na saída de Gatti.

VITÓRIA VIRA GOLEADA

Para a etapa final, o Tocantinópolis voltou com Emerson no lugar de Henrique, contudo a Tuna Luso deu um duro golpe logo aos dois minutos. Jayme recebeu bom passe e finalizou por baixo do goleiro, sendo seu segundo no jogo e o quarto dos paraenses. A resposta dos alviverdes veio em lance de Rogério, que arrematou à direita da meta de Vinícius e quase marcou o tento de honra.

Insistente, o Verdão reduziu o prejuízo: recém-acionado, Pedrinho foi servido na entrada da grande área, limpou a marcação e deu chute rasteiro no canto, inapelável ao arqueiro cruzmaltino. A Águia controlou o ritmo com ainda mais segurança do meio para o fim, realizando substituições para renovar o fôlego em campo, já o Papagaio não conseguiu ser mais criativo e esbarrou nas próprias limitações ofensivas.

FICHA TÉCNICA

Tuna Luso-PA
Tuna Luso-PA
4 1
Tocantinópolis-TO
Tocantinópolis-TO
Fase Fase:
Fase Rodada:
Única
Fase Data:
04/03/2026
Fase Horário:
19:00
Fase Árbitro:
Diego da Silva Castro (PI)
Fase Assistentes:
Márcio Iglesias Araújo Silva e Alisson Lima Damasceno (ambos do PI)
Fase Cartões Amarelos:
Tuna Luso-PA: Gustavo, Vinícius, Marcinho e Douglas
Tocantinópolis-TO: Dhonata e João Pedro
Fase GOLS:
Tuna Luso-PA: Jayme (2), Luã e Paulo Rangel
Tocantinópolis-TO: Pedrinho
Fase Público:
329 (147 pagantes)
Fase Renda:
R$ 5.470,00
Fase Estádio:
Curuzu
Fase Local:
Belém (PA)

Confira também: