América-MG Atlético-MG
América-MG 0 (2) x (4) 0 Atlético-MG - Galo elimina Coelho na estreia de Eduardo Domínguez e vai à 20ª final seguida do Mineiro

Na disputa de pênaltis, brilhou a estrela do goleiro Everson, que pegou as cobranças de Felipe Amaral e Gabriel Barros, garantindo a vitória alvinegra

Foto: Pedro Souza / Atlético-MG
Foto: Pedro Souza / Atlético-MG

Belo Horizonte, MG, 01 (AFI) – Estreando o técnico argentino Eduardo Domínguez, o Atlético-MG visitou o América-MG, no começo da noite deste domingo (1º), e venceu por 4 a 2 nos pênaltis, após empate sem gols no tempo normal, na Arena Independência, em Belo Horizonte (MG), para avançar para a decisão do Campeonato Mineiro.

Na partida de ida da semifinal, há uma semana, as equipes tinham empatado por 1 a 1, com gols no segundo tempo, na Arena MRV, também em Belo Horizonte: no começo da etapa final, Dudu aproveitou bela triangulação com Hulk e Gustavo Scarpa e abriu o placar; nos acréscimos, Yarlen deixou tudo igual em ótima finalização. 

Com a classificação, o Atlético-MG garantiu a 20ª final estadual seguida — desde 2007, os alvinegros sempre avançam para a decisão mineira, com 12 títulos no período, sendo o atual hexacampeão consecutivo, em sequência que começou em 2020.

Após despachar o Pouso Alegre com duas vitórias e placar agregado de 3 a 1 na outra semifinal, o Cruzeiro vai ser o mandante na final a ser disputada em jogo único, às 18h do próximo domingo (8), no Mineirão, em Belo Horizonte.

PRIMEIRO TEMPO
A etapa inicial foi movimentada por boas finalizações de fora da área, principalmente. A primeira, inclusive, saiu com um minuto, em batida de Hulk, com o pé direito, que saiu por cima do travessão. Aos três, os donos da casa responderam em tentativa de Person que saiu fraca. 

Os visitantes tiveram uma boa chance já quase na pequena área aos 11 minutos, quando Hulk passou para Reinier, que ficou com a posse e exigiu boa defesa em saída do goleiro Gustavo. Aos 13, Felipe Amaral soltou um balaço de muito longe, mas Everson voou e mandou para escanteio. 

Aos 24, o volante americano teve a chance de arriscar de longe mais uma vez. Mas tal tentativa acabou saindo por cima, sem perigo. Aos 32, Hulk foi acionado entrando na área e bateu de esquerda, cruzado, mas foi travado por Rafa Barcelos. 

Aos 39, Person bateu forte, de longe, só que a bola foi no meio do gol. Everson espalmou para longe. Para fechar o primeiro tempo, Scarpa, dentro da área, recebeu de Victor Hugo e finalizou para boa defesa de Gustavo.

SEGUNDO TEMPO
A primeira boa boa chegada depois do intervalo foi do América-MG. Aos cinco minutos, Ruan espanou para o alto, Willian Bigode ficou com o rebote, fez bom domínio e arriscou de longe, Everson só acompanhou e viu a bola sair por cima. 

O Atlético-MG respondeu aos 12, quando Victor Hugo ficou com a sobra da própria tentativa de cruzamento, limpou bem a marcação e, quase da pequena área, finalizou sobre o travessão. Aos 14, Bigode ficou bem posicionado para bater de esquerda, mas refutou, puxou para a perna direita e foi travado, desperdiçando ótima oportunidade. 

Aos 24, Cissé ficou com sobra de tentativa de passe de Scarpe, aproveitou a bola quicando e, de muito longe, pegou com estilo. De novo, a “redonda” foi para fora. A reta final do clássico foi agitada, com os dois times se expondo na tentativa do gol da classificação. Mas, mesmo assim, a disputa de penalidades máximas foi inevitável.

PÊNALTIS
Na disputa de pênaltis, brilhou a estrela do goleiro Everson, que pegou as cobranças de Felipe Amaral e Person, garantindo a vitória alvinegra por 4 a 2, após Paulinho e Gabriel Barros acertarem para os donos da casa, enquanto Hulk, Lodi, Maycon e o próprio Everson marcaram para os visitantes. O único a errar pelos alvinegros foi Junior Alonso, que isolou.

FICHA TÉCNICA

Pênaltis

2 4
América-MG
América-MG
0 0
Atlético-MG
Atlético-MG
Fase Fase:
Semifinal
Fase Rodada:
Jogo de volta
Fase Data:
01/03/2026
Fase Horário:
18:00
Fase Árbitro:
Flávio Rodrigues de Souza
Fase Assistentes:
Rodrigo Figueiredo Henrique Correa e Eduardo Gonçalves da Cruz
Fase VAR:
José Cláudio Rocha Filho
Fase Cartões Amarelos:
América-MG: Gustavo
Atlético-MG: Cissé
Fase Público:
Não disponível
Fase Renda:
Não disponível
Fase Estádio:
Arena Independência
Fase Local:
Belo Horizonte (MG)

Confira também: