GAÚCHO: Semifinais tem Grêmio precisando do resultado e Inter com pé na final

No jogo de ida, o Tricolor Imortal empatou em 1 a 1 com o Juventude, enquanto o Colorado bateu o Ypiranga por 3 a 0

Neste final de semana, no sábado e no domingo, acontecem as partidas de volta da semifinal do Campeonato Gaúcho

Luis Castro
Luís Castro, técnico do Grêmio - Foto: Lucas uebel/Grêmio

Porto Alegre, RS, 20 (AFI) – Este final de semana é de pura decisão no Campeonato Gaúcho 2026. Os jogos de volta da semfinal acontecem no sábado (21) e no domingo (22), e os protagonistas entram em campo em posições diferentes: o Inter, que joga primeiro, às 18h30, encara o Ypiranga depois de ter feito 3 a 0 na ida, enquanto o Grêmio visita o Juventude após empatar em 1 a 1, na ida.

Os colorados estão praticamente classificados, pois além da vantagem de poder perder até por dois gols de diferença, entra em campo no Beira Rio. Já o Tricolor Imortal tem um rival doméstico pela frente e irá jogar no Alfredo Jaconi, onde o Ju é uma equipe muito competitiva.

A competição tem a cobertura completa do Portal FUTEBOL INTERIOR, que acompanha os jogos online no Placar ao Vivo e depois apresenta todos os comentários e noticiário completo.

NOVIDADE! Futebol Interior agora está nos Canais do WhatsApp. Participe agora!

INTER X YPIRANGA

Depois de contruir o resultado favorável no jogo de ida, o Inter treinou na quarta-feira e já deu alguns sinais. O meia Bruno Tabata, que apresentou desgaste físico após o jogo de ida, não participou da atividade. Também ausentes estavam o o zagueiro Victor Gabriel, com lesão no adutor da coxa direita, e o volante Paulinho, que sofreu um trauma em jogo anterior contra o Palmeiras.

Apesar do resultado favorável, Pezzolano enfatiza a importância de manter a concentração e melhorar aspectos do jogo.

Por outro lado, o Ypiranga, que precisa de um dia perfeito terá apenas um desfalque para o confronto, e trata-se de Estêvão, que pertence ao próprio Colorado, e não pode entrar em campo por questões contratuais. Do restante, o técnico Raul Cabral deve manter o time base que vem entrando em campo, inclusive no jogo de ida, onde foi derrotado em casa por 3 a 0.

GRÊMIO X JUVENTUDE

O técnico Luís Castro, que ainda está buscando ajustes neste início de temporada, à respeito da equipe e da forma ideal de jogar do Grêmio, terá desfalques para o confronto. O clube confirmou que Tetê sofreu lesão muscular na região posterior da coxa direita. O atacante ficará afastado de 10 a 14 dias.

Por outro lado, o Grêmio deve ter o retorno de Wagner Leonardo, que voltou a treinar com a equipe e deve ser relacionado ao duelo decisivo. O zagueiro não foi relacionado para a partida do último domingo em razão de um desconforto muscular. 

No lado do Juventude, o clube recebeu boas notícias essa semana. O Tribunal de Justiça Desportiva do Rio Grande do Sul (TJD-RS) aceitou o pedido da equipe transação disciplicar pelas expulsões dos zagueiros Rodrigo Sam e Marcos Paulo, na partida contra o São José, nas quartas de final da competição. A liberação dos defensores ajuda o técnico Maurício Barbieri, que terá uma dura missão no domingo.

Além disso, o Ju aguarda o julgamento de Patryck Lanza, que terá o recurso analisado pelo Pleno do TJD nesta sexta-feira. Ele foi punido por quatro jogos por fazer um gesto com a mão de que estava sendo roubado, em partida válida terceira rodada. Mas, o atleta estava atuando com um efeito suspensivo, que terminou nesta semana.

O duelo promete e o Grêmio não deve ter vida fácil no final de semana.

REGULAMENTO

As doze equipes foram separadas em dois grupos por meio de sorteio. Na fase inicial, os seis times de um grupo enfrentam os seis do outro, resultando em seis jogos para cada equipe. Ao fim dessa etapa, os quatro melhores colocados de cada grupo garantem vaga nas quartas de final. Já os dois últimos de cada chave se reúnem para disputar o quadrangular do rebaixamento, em sistema de turno e returno, com todos jogando entre si.

Nas quartas de final, os confrontos ocorrem entre equipes do mesmo grupo: o primeiro colocado encara o quarto, enquanto o segundo enfrenta o terceiro, em partida única, com mando de campo do time de melhor campanha. As quatro equipes eliminadas nessa fase passam a disputar a Taça Farroupilha, que concede uma vaga na Copa do Brasil de 2027.

As semifinais e a decisão, assim como os jogos da Taça Farroupilha, serão realizadas em partidas de ida e volta. O direito de decidir em casa será do clube com melhor campanha no somatório das fases. O cruzamento das semifinais será definido pela classificação geral, levando em conta os resultados da primeira fase e das quartas de final.

AGENDADO
JUV
Juventude
0 0
GRE
Grêmio
AGENDADO
INT
Internacional
0 0
YPI
Ypiranga

Confira também: