Copa do Brasil: Quinta-feira com duelos históricos em dois estados

Copa do Brasil 2026 tem edição recorde com 126 clubes e jogos decisivos nesta quinta-feira pela primeira fase.

IMG 0165
Competição tem formato inédito e reúne estreantes e clubes tradicionais na primeira fase.

Campinas, SP, 18 (AFI) – A edição 2026 da Copa do Brasil já entrou para a história antes mesmo da bola rolar. Pela primeira vez desde sua criação, em 1989, o torneio reúne 126 clubes, número recorde. A 38ª edição também apresenta mudanças no regulamento e amplia o número de fases, que passa de sete para nove.

Os confrontos em jogo único, antes restritos às duas primeiras fases, agora se estendem até a quarta fase. A partir daí, os duelos serão disputados em ida e volta — com exceção da final, que pela primeira vez acontecerá em partida única e campo neutro.

Nesta quinta-feira, dois confrontos movimentam a primeira fase e colocam frente a frente clubes estreantes e equipes mais experientes no cenário nacional.

PRIMAVERA-MT X BRAGANTINO-PA

O Primavera-MT fará sua estreia absoluta na Copa do Brasil. Campeão mato-grossense na última temporada, o chamado “Gigante Roxo” vive momento de transição após campanha irregular no estadual deste ano, que culminou com rebaixamento e troca no comando técnico, agora sob Denis Alves.

A partida contra o Bragantino-PA será realizada no Estádio Cerradão, em Primavera do Leste (MT), às 20h (de Brasília), em jogo único. Em caso de empate, a vaga será decidida nos pênaltis.

Para o clube mato-grossense, trata-se de um marco histórico: além da recente conquista estadual, o Primavera passa a integrar competições nacionais pela primeira vez. Já o Bragantino-PA, mesmo rebaixado no Parazão, soma participações anteriores em torneios organizados pela CBF e aposta na experiência para avançar fora de casa. O classificado encara o Atlético-GO na sequência.

VASCO-AC X VELO CLUBE

Em Rio Branco (AC), o Vasco-AC recebe o Velo Clube às 21h (de Brasília). O confronto também é eliminatório em jogo único, com decisão por pênaltis em caso de empate.

O Velo Clube vive momento histórico: aos 115 anos, disputará pela primeira vez uma competição nacional. Apesar do recente rebaixamento no Paulistão, a campanha anterior credenciou o clube de Rio Claro a participar da Copa do Brasil e também da Série D do Brasileiro em 2026.

Além da classificação, está em jogo uma premiação significativa — R$ 830 mil pela vaga, além dos R$ 400 mil já recebidos pela participação. Caso avance, o Velo enfrentará o Vila Nova, em Rio Claro.

O Vasco-AC, por sua vez, tenta usar o fator casa como diferencial. O clube acreano já participou de edições anteriores da Copa do Brasil, mas nunca avançou além das fases iniciais, buscando agora protagonismo em cenário nacional.

NOVO FORMATO E AMPLIAÇÃO

A ampliação da competição também inclui o aumento de vagas destinadas às federações estaduais, que passam de 80 para 102. Ao longo das fases seguintes, novos clubes serão incorporados gradualmente, incluindo equipes da Série A, que entram apenas nas oitavas de final.

Com mais participantes, mais jogos (de 122 para 155) e formato reformulado, a Copa do Brasil 2026 consolida-se como a maior da história — e a quinta-feira promete capítulos importantes logo na largada da competição.

PRÉ-JOGO
MT
Primavera-MT
0 0
BRG
Bragantino-PA
PRÉ-JOGO
JIP
Ji-Paraná-RO
1 0
FCP
Pantanal-MS
PRÉ-JOGO
BFC
Betim-MG
1 0
PI
Piauí-PI
PÓS-JOGO
SAM
Sampaio Corrêa-RJ
1 1
DES
Desportiva-ES
PRÉ-JOGO
Araguaína-TO
Araguaína-TO
0 2
PRI
Primavera
PRÉ-JOGO
VAC
Vasco-AC
0 0
VEL
Velo Clube
PRÉ-JOGO
GAL
Galvez-AC
0 0
GFC
Guaporé-RO
PRÉ-JOGO
GAM
Gama-DF
2 0
M.R.F.C.
Monte Roraima-RR
PÓS-JOGO
BRE
Baré-RR
0 3
MAD
Madureira-RJ
PRÉ-JOGO
IVI
Ivinhema-MS
0 0
IND
Independente-AP
PÓS-JOGO
MAG
Maguary-PE
1 0
LAG
Laguna-RN
PÓS-JOGO
PSC
Porto-BA
2 1
SER
Serra Branca-PB
AO VIVO
SC
Santa Catarina-SC
0 0
IAP
Iape-MA
PRÉ-JOGO
AME
América-SE
1 0
CEFAT/Tirol-CE
CEFAT/Tirol-CE