Paulista A3 RIVALO: Muro da sede do União Barbarense é pichado com referências ao rival Rio Branco

Sede do União Barbarense é alvo de pichação com referências à rivalidade contra o Rio Branco antes do clássico pela Série A3.

IMG 0164

Campinas, SP, 18 (AFI) – O muro da sede do União Barbarense amanheceu pichado na madrugada desta terça-feira de Carnaval, em Santa Bárbara d’Oeste. O imóvel, localizado na Rua dos Girassóis, foi alvo de frases com teor ameaçador e referências à rivalidade com o Rio Branco.

Imagens que circulam nas redes sociais mostram as frases “Vão morrer” e “Malucos BDM” escritas no muro do clube. A pichação faz alusão direta à rivalidade centenária entre as equipes e teria sido atribuída a torcedores ligados a uma organizada associada ao clube americanense.

Até o momento, não há confirmação oficial sobre a autoria do ato nem identificação dos responsáveis.

CLÁSSICO SE APROXIMA

O episódio ocorre dias antes de mais um capítulo do tradicional dérbi regional. União Barbarense e Rio Branco se enfrentam no próximo dia 28 de fevereiro, às 15h, pela 10ª rodada do Campeonato Paulista da Série A3. Será o 104º confronto da história entre os rivais.

Disputado desde 1915, o clássico não foi realizado no ano passado, já que as equipes estavam em divisões diferentes. Em 2026, o duelo confirmado acontecerá no Estádio Décio Vitta, em Americana.

RETROSPECTO DO DÉRBI

O histórico é favorável ao time de Santa Bárbara d’Oeste. Em 103 partidas, o União soma 43 vitórias, contra 30 do Rio Branco, além de 30 empates. O Leão da 13 marcou 134 gols, enquanto o Tigre balançou as redes 132 vezes.

A rivalidade passou por diferentes momentos ao longo das décadas. Até 1999, o retrospecto apontava vantagem do Rio Branco (22 a 21). Nos anos 2000, houve alternâncias até que o União assumiu a dianteira em 2004, ampliando a vantagem nos anos seguintes.

Desde 2010, o domínio barbarense se consolidou: em 23 clássicos disputados no período, o União venceu 13, enquanto o Rio Branco conquistou apenas três vitórias.

O último triunfo do Tigre ocorreu em 2020, pela quarta divisão estadual, em partida realizada com portões fechados devido à pandemia. Já o encontro mais recente terminou com vitória do União por 2 a 1, em 2024, também pela quarta divisão.