Ex-São Caetano que operou pelo SUS tenta volta por cima no futebol italiano
Ex-São Paulo e São Caetano, zagueiro Matheus Vieira superou cirurgia pelo SUS e hoje é titular do Angelana, na Itália.
Santos, SP, 13 (AFI) – A trajetória do zagueiro Matheus Vieira poderia ter sido interrompida precocemente no Brasil, mas ganhou novos capítulos de superação no futebol europeu. Revelado nas categorias de base do São Paulo, o defensor atualmente defende o Angelana, da Itália, onde se consolidou como titular absoluto após vencer um drama extracampo que marcou sua carreira.
LESÃO, DESCASO E CIRURGIA PELO SUS
Antes de se estabelecer no Velho Continente, Matheus viveu um dos momentos mais delicados da vida profissional. Atuando pelo São Caetano, o zagueiro sofreu uma grave lesão no joelho e não recebeu o suporte médico e financeiro esperado do clube. Sem condições de arcar com um procedimento particular, precisou recorrer ao Sistema Único de Saúde (SUS) para realizar a cirurgia de reconstrução.
Além da operação, todo o processo de recuperação — incluindo sessões de fisioterapia — foi bancado pelo próprio atleta, em um período marcado por incertezas e desgaste emocional.
“Foi um processo muito desgastante que eu imaginei que nunca ia passar, por um clube que já disputou final de Libertadores. Nunca imaginei que pudesse passar isso pelo São Caetano. Na época, eu acredito que deveria ter tido mais suporte”, desabafou o jogador.
SACRIFÍCIOS PARA SE MANTER VIVO NO FUTEBOL
Após a recuperação, Matheus encontrou no futebol italiano uma chance de recomeço, mas o caminho esteve longe de ser fácil. Sem nome no mercado europeu, aceitou defender a Sangiustese e encarava diariamente cerca de cinco horas de viagem de trem para treinar. A rotina exaustiva durou metade de uma temporada, mas foi determinante para mantê-lo ativo no cenário profissional.
“Era uma grande viagem fazer esse bate e volta todos os dias, mas era a única oportunidade que eu estava tendo. Eu tinha que abraçar da melhor forma possível. Foi ali que consegui mostrar meu futebol para o mercado daqui”, contou.
PROTAGONISMO NO ANGELANA
A persistência foi recompensada. No Angelana, Matheus Vieira se firmou como peça-chave da equipe na luta pelo acesso à quarta divisão italiana. Titular absoluto, o zagueiro soma mais de 1.900 minutos em campo e participou de quase todos os jogos da campanha que rendeu 37 pontos em 18 partidas.
A consistência defensiva e a regularidade devolveram ao brasileiro o protagonismo que parecia distante anos atrás.
DA BAIXADA AO FUTEBOL EUROPEU
Natural de Santos, Matheus iniciou sua caminhada no futebol pelas bases de Jabaquara e Portuguesa Santista. O destaque nos campeonatos estaduais o levou ao São Paulo aos 16 anos, onde permaneceu por quatro temporadas. Depois, seguiu para o Cruzeiro, vivendo a transição para o profissional sob o comando de técnicos como Vanderlei Luxemburgo e Felipe Conceição.
Hoje, consolidado na Itália, Matheus Vieira é exemplo de resiliência. Uma carreira que quase foi interrompida pelo descaso ganhou novo fôlego graças à persistência, ao sacrifício pessoal e à crença de que ainda havia futebol para mostrar.





































































































































