PARAENSE: Na penúltima rodada, 4 empates em 4 jogos e tudo aberto
Em jogo muito movimentado, Castanhal e Remo ficaram no 2 a 2, com direito a gol salvador aos 48 do segundo
Nesta quinta-feira (12), 4 jogos movimentaram a quinta e penúltima rodada do Campeonao Paraense
Belém, PA, 12 (AFI) – Nesta quinta-feira, quatro partidas movimentaram e encerraram a quinta e penúltima rodada do Campeonato Paraense 2026, que já está em clima de decisã, na primeira fase. Para começar, logo pela manhã, às 10h, no Rufinão, Capitão Poço Águia de Marabá ficaram no 1 a 1 e agora dependem apenas de si para de classificar na última rodada. Depois, às 15h30, o Bragantino empatou também em 1 a 1 com o São raimundo e, com isso, está virtualmente rebaixado.
A rodada também contou um terceiro empate, mas essse foi mais emocionante. Na briga contra a degola o Amazônia Independência recbeu o Santa Rosa, em Belterra e ficou no 2 a 2. Apesar de não ser o ideal, o ponto serviu para ambas as equipes, já que os donos da casa agora somam cinco e saiu do Z-2, enquanto o Santa entrou no G-8, justamente na oitava posição com sete pontos. Agora, ambas as equipes dependem apenas de si na última rodada.
A competição tem a cobertura completa do Portal FUTEBOL INTERIOR, que acompanha os jogos online no Placar ao Vivo e depois apresenta todos os comentários e noticiário completo.
NOVIDADE! Futebol Interior agora está nos Canais do WhatsApp. Participe agora!
CASTNHAL X REMO
E para encerrar a noite e a rodada, o Castanhal, que faz uma campanha regular e está dentro da zona de classificação, recebeu o Remo no Modelão e empatou por 2 a 2. Com o resultado, os donos casa seguem em quarto lugar, com dez pontos conquistados. Enquanto o Leão subiu para a terceira posição com nove pontos e está classificado para a próxima fase.
O primeiro tempo foi bastante movimentado e teve chances para ambos os lados. O Remo chegou com Pana no começo, mas o chute passou longe. Enquanto o Castanhal com Magnum, que levou perigo pelo lado direito. O primeiro arremate no gol veio aos oito minutos, quando Eduardo melo, do Remo, bateu fraco e Tom defendeu. Depois, aos 19, Freitas roubou bola na área e exigiu novamente boa defesa de Tom.
Porém, o troco veio aos 36, quando Daniel GTA, depois de já ter finalizado para fora em outras ocasiões, acertou cabeçada com estilo após bom cruzamento de Magnum. Depois do Gol, o Castanhal se animou e aos 42, Flecha quase ampliou, aproveitando o vacilo de Tassano, mas o goleiro Ivan defendeu.
Já na etapa final, atrás do placar, o Remo mudou a sua postura e adotou um posicionamento mais ofensivo. E logo aos dez minutos, a estretégia rendeu resultado. Após cobrança de escanteio, houve um toque de mão do zagueiro Renan. Na cobrança, aos 15, Eduardo Melo bateu forte, alto, no meio do gol, enquanto que o goleiro Tom caiu para o canto.
Mas, o Castanhal não se abalou e quase empatou aos 17. , Magnum chutou cruzado, forte, mas Ivan defendeu, e a bola resvalou na trave. E logo depois, aos 23, fez mais um. Gustavo Braga cruzou e Ricardinho completou para o gol, a bola ainda bateu em Pavani antes de entrar. E quando tudo parecia resolvido, o Remo, guerreiro, aos 48, empatou a partida, Rafael Soares cobrou escanteio na cabeça do Thalisson, para concluir com precisão.
No final das contas, o empate foi melhor para o Remo, que chegou a nove pontos e garantiu a classificação.
PRÓXIMA RODADA
A sexta e última rodada decisiva do Paraense, acontece neste final de semana. No domingo, todas as seis partidas serão joagadas no mesmo horário, às 15h30. Para começar, o Águia de Marabá, ainda buscando a sua vaga, recebe o líder e já classificado Cametá, enquanto o Bragantino, que está virtualmente rebaixado e precisando de um milagre, encara a Tuna Luso, que também já tem a vaga garantida.
O Remo, que pode se classifcar até com a derrota, recebe o Amazõnia Independente, que é o décimo e está a apenas um ponto da zona de degola. Já o Capitão Poço, quarta colocado, recebe o quinto colocado Castanhal. O duelo mais equilibrado e emocionante talvez seja entre Santa Rosa e Paysandu, ambos estão com sete ponto e ocupam a sétima e oitava colocação, respectivamente.
E para fechar, o São Raimundo, que tem cinco pontos, mas que ainda pode entrar o G-8 na última rodada, encara o São Francisco, que está dentro da zona e joga a sua vida no final de semana, buscando a permanência.
REGULAMENTO
O regulamento do Parazão 2026 sofreu uma alteração em relação às últimas edições. Ao invés de três grupos, a disputa deste ano terá 10 datas e conta com duas chaves Cada time enfrentará um adversário do grupo oposto, totalizando seis partidas para cada. Seguindo a classificação geral ao final das seis rodadas, os oito primeiros avançam para o mata-mata, enquanto que os dois piores serão rebaixados para a Série A2 do Paraense de 2027.
As quartas de final serão disputadas em jogos únicos, com os confrontos na seguinte ordem: 1º x 8º, 2º x 7º, 3º x 6º e 4º x 5º, sendo que os quatro primeiros colocados tendo o direito ao mando de campo. A semifinal contará com o cruzamento entre 1º/8º x 4º/5º e 2º/7º x 3º/6º. As duas equipes com melhores campanhas serão mandantes no confronto em jogo único.
Somente a grande final será realizada em partidas de ida e volta.



































































































































