Conselho Técnico da Segundona acontece nesta quarta-feira na FPF

A competição deve apresentar novidades nesta temporada, com equipes estreantes e outras que retornam em relação ao ano passado

A relação oficial de participantes ainda não foi confirmada, porém algumas novidades são esperadas. Entre elas, o SC Paulinense e o Paulínia Futebol Universitário

Segundona
Foto: Rodrigo Corsi/Ag Paulistão

São Paulo, SP , 10 (AFI) – A Federação Paulista de Futebol realiza nesta quarta-feira, 11 de fevereiro, às 15h, em sua sede na capital paulista, o Conselho Técnico do Campeonato Paulista Sub-23 da Segunda Divisão de 2026, a tradicional “Bezinha ou Segundona”.

A competição deve apresentar novidades nesta temporada, com equipes estreantes e outras que retornam em relação ao ano passado.

PRÉ-REUNIÃO

No dia 22 de dezembro, a entidade já havia promovido uma pré-reunião com os clubes interessados, denominada “encontro de ideias”. Na ocasião, as equipes puderam apresentar sugestões e propostas para a edição de 2026.

A tendência é que o campeonato comece na segunda quinzena de abril, mas todos os detalhes oficiais serão definidos e divulgados após o Conselho Técnico desta quarta-feira.

SEM CONFIRMAÇÃO

A relação oficial de participantes ainda não foi confirmada, porém algumas novidades são esperadas. Entre elas, o SC Paulinense e o Paulínia Futebol Universitário, ambos da cidade de Paulínia.

Outro clube que deve integrar a competição é o Riopretano Futebol Clube, fundado em janeiro de 2025, que pretende mandar seus jogos no Estádio Riopretão. A cidade de São José do Rio Preto também terá o tradicional América Futebol Clube na disputa.

Itaqua e Osasco

O torneio pode contar ainda com outras equipes que participaram da pré-reunião de dezembro, como o Barcelona de Capela e o Itaquaquecetuba AC, que promete chegar estruturado. A cidade de Osasco pode ter dois representantes: o Osasco Audax e o Grêmio Esportivo Osasco. O José Bonifácio, tradicional participante das competições da FPF, também é cotado.

Sapão

Outro clube de tradição que esteve presente na reunião foi o Mogi Mirim Esporte Clube. Caso confirme participação, será um dos atrativos da competição.

O “Sapão”, como é conhecido, teve seus anos mais marcantes no início da década de 1990, especialmente entre 1992 e 1994, com o “Carrossel Caipira” comandado por Vadão. Naquele período, revelou jogadores importantes para o futebol brasileiro, como Rivaldo, Leto e Válber.

TIGRE DE VOTORANTIM

Outra possível novidade é o retorno do Votoraty Futebol Clube, de Votorantim, que se destacou entre 2005 e 2010, disputando a Segunda Divisão, a Série A3 e a Série A2 do Paulista, além da Copa do Brasil. Na época, a equipe chegou a ser comandada pelo técnico Fernando Diniz.

REBAIXADOS DA A4

Entre os clubes que devem disputar a Bezinha após o rebaixamento na Série A4 estão a Matonense e o Audax, que terminaram a última edição nas últimas posições.

REMANESCENTES EM 2025

Entre os times que participaram da edição passada e podem retornar estão Flamengo de Guarulhos, AD Manthiqueira, AD Guarulhos, Santacruzense, Atlético Assisense, Independente de Limeira, Mauá, Olímpia, São Carlos FC e União Mogi, entre outros.

BATATAIS FORA

O Batatais Futebol Clube, que disputou a Bezinha em 2025 e teve boa média de público, não deve participar nesta temporada. O próprio clube confirmou a ausência por meio de nota, alegando questões administrativas e a falta de um presidente em exercício, o que inviabiliza a participação no Conselho da FPF.

TUPÃ COM NOVO PROJETO

O Tupã Futebol Clube inicia um novo ciclo e promete ser um dos destaques. O projeto conta com a participação de Tupãzinho, ex-jogador e ídolo do Corinthians, como presidente, e Marcelo Zaparolli como CEO, apostando em uma gestão moderna.

POSSÍVEIS PARTICIPANTES

Entre os clubes que podem integrar a disputa estão: Flamengo de Guarulhos, AD Manthiqueira, América FC, AD Guarulhos, Santacruzense, Barcelona EC, Atlético Assisense, Grêmio Catanduvense, Mauaense, GE Osasco, Osasco Audax, Independente de Limeira, Itaquaquecetuba AC, José Bonifácio, Mauá, Mogi Mirim, Olímpia, Paulínia FU, São Carlos FC, Matonense, SC Paulinense, União Mogi, Votoraty, Riopretano e Tupã, entre outros.

Confira também: