Portuguesa Santista tem o melhor ataque da A3: entenda onde o time é mais letal

Portuguesa Santista lidera a Série A3 com o melhor ataque após goleada fora de casa e destaca força coletiva e eficiência ofensiva.

Briosa goleia fora de casa, e retoma a liderança do Paulistão A3
Briosa goleia fora de casa, e retoma a liderança do Paulistão A3

Santos, SP, 9 (AFI) – A Portuguesa Santista não apenas venceu fora de casa como também reafirmou sua principal virtude neste início de Paulistão Série A3: o poder ofensivo. A goleada por 4 a 0 sobre o Desportivo Brasil, no sábado (7), em Porto Feliz, recolocou a Briosa na liderança da competição ao fim da quinta rodada e consolidou o time como dono do ataque mais eficiente do campeonato.

EFICIÊNCIA QUE DEFINE RESULTADOS

A atuação dominante diante do Desportivo Brasil foi marcada pela variedade ofensiva. Os gols anotados por Pablo, João Pedro e Yohan Marcellus evidenciaram um time capaz de agredir o adversário por diferentes setores do campo, alternando jogo apoiado, velocidade pelos lados e presença na área. Autor do último gol da partida, Yohan destacou o peso coletivo da vitória e o momento vivido pelo elenco.

“Fico muito feliz com mais um gol meu, mas feliz ainda pela vitória do grupo. Foi um jogo muito importante para a gente”, afirmou o atacante, que também associou a retomada da liderança ao trabalho desenvolvido ao longo da competição. “Essa retomada da liderança mostra a força do nosso trabalho”.

TRABALHO COLETIVO E FOCO NO PROCESSO

Mesmo com a equipe na ponta da tabela, o discurso interno segue pautado pela cautela. Yohan reforçou que o bom momento não altera a postura do grupo para a sequência do campeonato. “Vamos seguir com os pés no chão, focados, porque ainda tem muita coisa pela frente. Vamos continuar trabalhando forte, para manter esse nível e buscar nossos objetivos”, declarou.

A liderança, dividida em pontos com o XV de Jaú, mas garantida pelo saldo de gols superior (7 a 5), reflete justamente essa constância ofensiva. Em cinco rodadas, a Briosa chegou aos 12 pontos e se colocou como referência no setor ofensivo da Série A3.

VISÃO DO COMANDO TÉCNICO

O desempenho em Porto Feliz também foi valorizado pelo técnico Sérgio Guedes, principalmente pelo contexto da partida. Na rodada anterior, a Portuguesa Santista havia sofrido sua única derrota na competição, ao perder por 2 a 0 para o Paulista, em Jundiaí. Para o treinador, a resposta foi imediata e convincente.

“O importante é você se reabilitar e jogar bem. O campeonato é muito desgastante e isso nos preocupa, porque você não tem tempo para descanso, para ir ajustando”, analisou. Guedes ainda ressaltou o aspecto físico e mental do elenco em um calendário apertado. “Estamos muito felizes com a maneira pela qual o pessoal está se adequando, entendendo e interpretando bem o que pedimos”.

CENÁRIO DA COMPETIÇÃO

Com cinco rodadas disputadas, a Série A3 começa a ganhar contornos mais claros. Os oito primeiros colocados avançam às quartas de final — hoje, o oitavo é a Francana, com seis pontos — enquanto campeão e vice garantem acesso à Série A2 de 2027. Na parte oposta da tabela, os dois últimos serão rebaixados para a Série A4.

A próxima oportunidade para a Portuguesa Santista manter sua eficiência ofensiva será já na quarta-feira (11), às 20h, quando recebe o Rio Claro, no Estádio Ulrico Mursa. Em casa, diante de sua torcida, a Briosa tentará seguir mostrando onde o time tem sido mais letal: no ataque que, até aqui, dita o ritmo da Série A3.

Confira também: