Pré-Libertadores: Táchira e The Strongest decidem vaga com vantagem boliviana
Deportivo Táchira e The Strongest definem classificação na pré-Libertadores na terça, com vantagem boliviana após a ida em La Paz.
São Paulo, SP, 9 (AFI) – A edição 2026 da CONMEBOL Libertadores começa a desenhar seus primeiros classificados para as fases seguintes. O confronto entre Deportivo Táchira e The Strongest chega à sua partida de volta nesta terça-feira (10), às 21h30 (de Brasília), no Estadio Polideportivo de Pueblo Nuevo, em San Cristóbal, na Venezuela. A decisão da primeira fase preliminar coloca frente a frente dois times que protagonizaram um duelo equilibrado na ida, mas com vantagem mínima para o time boliviano.
VANTAGEM DECORRE DE LA PAZ
Na terça passada (3), as duas equipes abriram a série na altitude do Estádio Hernando Siles, em La Paz, e o The Strongest saiu com a vitória por 2 a 1, encaminhando a classificação. Todos os gols saíram no segundo tempo: Jaime Arrascaita abriu o placar de pênalti para o Tigre, Carlos Calzadilla igualou para o Táchira em jogada de escanteio, e Víctor Ábrego voltou a colocar os mandantes na frente, também em cobrança de penalidade convertida no fim da partida.
Com esse resultado, o The Strongest joga por um simples empate para avançar à segunda fase da Libertadores. Já o Deportivo Táchira precisa vencer por dois ou mais gols de diferença para eliminar o adversário direto, sem depender de pênaltis; caso vença por um gol de diferença, a vaga será decidida nas penalidades máximas ao término dos 90 minutos.
CAMINHO ATÉ A PRÓXIMA FASE
O duelo de volta não vale apenas a sobrevivência na competição: quem avançar enfrentará o Deportes Tolima, da Colômbia, na segunda fase da pré-Libertadores. Além disso, o cruzamento envolvendo as equipes desta parte da chave já indica que o vencedor poderá encarar o time que passar do confronto entre Bahia e O’Higgins, com vaga na fase de grupos em jogo mais adiante na competição continental.
ESTRATÉGIA E PRESSÃO
Para o Táchira, sair na frente diante de sua torcida será fundamental para equacionar a vantagem boliviana e evitar a pressão de buscar dois gols. A altitude e o gramado pesado da Bolívia deram ao The Strongest vantagem física e tática no jogo de ida, e agora cabe ao clube venezuelano impor seu estilo ofensivo no Pueblo Nuevo.
Do outro lado, o Tigre pode administrar o placar a seu favor, com foco em uma transição mais segura e proteção ao resultado, buscando, ao mesmo tempo, neutralizar as investidas do anfitrião.
Nesta pré-fase, cada erro é ampliado pela regra do mata-mata, e a partida de terça promete ser decidida nos detalhes, com a expectativa de dois times que pretendem amadurecer na Libertadores rumo às fases eliminatórias do torneio continental.
Noticias Relacionadas
-
Futebol Brasil
Sergipano: Itabaiana demite Roberto Fonseca após derrota no clássico
09/02/2026 -
Futebol Brasil
Corinthians revive velho problema com penâltis e liga alerta para a temporada
09/02/2026 -
Futebol Brasil
Paranaense: Londrina tem melhor início em 30 anos
09/02/2026 -
Futebol Brasil
CBF divulga tabela da primeira fase da Copa do Brasil; Velo e Primavera estreiam fora
09/02/2026





































































































































