América-MG vai à FMF e questiona arbitragem contra o Cruzeiro

Dirigente do América-MG criticou critério adotado pelo VAR na validação do segundo gol do Cruzeiro no clássico

Clube mineiro aponta possível impedimento no segundo gol celeste, pede áudio do VAR e afirma que decisão influenciou o resultado

América-MG vai à FMF e questiona arbitragem contra o Cruzeiro (Foto: Reprodução/TV)
América-MG vai à FMF e questiona arbitragem contra o Cruzeiro (Foto: Reprodução/TV)

Belo Horizonte, MG, 09 (AFI) – O América-MG protocolará uma reclamação formal junto à Federação Mineira de Futebol após a derrota por 2 a 0 para o Cruzeiro, no clássico disputado no último domingo. O clube alviverde contesta a decisão da arbitragem no segundo gol da equipe celeste, alegando uma possível posição irregular de Kaio Jorge no momento da finalização.

NOVIDADE! Futebol Interior agora está nos Canais do WhatsApp. Participe agora!

A manifestação foi feita pelo diretor de futebol do América, Paulo Assis, que destacou a necessidade de registrar oficialmente a insatisfação com a condução do lance pelo árbitro de vídeo. Para o dirigente, a escolha da linha utilizada na análise do VAR gera dúvidas quanto à correção da decisão.

“Acho que é importante registrarmos uma situação da arbitragem, especialmente quanto à não anulação do segundo gol do adversário (Cruzeiro). Sabemos que o VAR ainda não é semiautomático, então existe a interferência, necessidade de intervenção humana nas decisões. Na linha escolhida, o atleta do adversário não ficava em impedimento”, disse.

América-MG vai à FMF e questiona arbitragem contra o Cruzeiro (Foto: Reprodução/TV)
América-MG vai à FMF e questiona arbitragem contra o Cruzeiro (Foto: Reprodução/TV)

AMÉRICA-MG FICA NA BRONCA

O América-MG também informou que irá solicitar o acesso aos áudios do VAR, com o objetivo de compreender os critérios adotados durante a revisão do lance. Segundo Paulo Assis, a forma como a jogada foi avaliada causa preocupação e teve impacto direto no resultado da partida.

“Vamos pedir o áudio do VAR para entendermos como a decisão foi tomada, mas nos preocupa que tenha sido dessa forma. Claro, isso afetou o resultado do jogo.”

O gol contestado aconteceu aos 34 minutos do primeiro tempo. Christian fez o lançamento para a pequena área, e Kaio Jorge desviou para o fundo das redes. Apesar da proximidade de um defensor do América na jogada, o clube entende que o atacante do Cruzeiro estaria em posição de impedimento. Na análise exibida pela transmissão da TV Globo, apenas a linha azul foi mostrada, indicando condição legal, e o gol foi validado, definindo o placar em 2 a 0.

Na tabela, a derrota fez o América-MG perder, ao menos provisoriamente, a melhor campanha da primeira fase do Campeonato Mineiro. Com 12 pontos, o Coelho segue dependendo apenas de si para avançar às semifinais da competição. Uma vitória simples contra o North, no sábado, às 19h (de Brasília), garante a equipe na próxima fase do Estadual.

Confira também: