Paulista A4 - RIVALO: Roberval cobra reforços e cita limitações do Comercial
Técnico Roberval Davino pede reforços, aponta dificuldades financeiras e analisa início do Comercial na Série A4 do Paulistão.
Ribeirão Preto, SP, 5 (AFI) – O técnico Roberval Davino reconheceu publicamente a necessidade de reforços no Comercial para a sequência da Série A4 do Campeonato Paulista. Após um início sem vitórias na competição, o comandante alvinegro destacou as dificuldades financeiras do clube, a perda de jogadores importantes e o impacto disso na montagem do elenco para a temporada.
Da equipe que foi semifinalista da Copa Paulista de 2025, o Leão do Norte perdeu peças fundamentais. Ao todo, 13 novos jogadores chegaram, enquanto oito titulares deixaram o clube, atraídos por propostas de equipes de divisões superiores, com melhores condições financeiras.
PERDA DE BASE E DIFICULDADE NO MERCADO
Segundo Roberval, a ideia inicial da diretoria era manter a base do elenco, o que permitiria contratações pontuais para a Série A4. No entanto, o cenário mudou diante das limitações econômicas do clube, que enfrenta há anos dívidas, cotas bloqueadas judicialmente e sucessivos rebaixamentos.
“A ideia era manter a base, mas nós perdemos oito titulares. Se tivéssemos mantido a base, você iria contratar reforço pontual. É complicado montar um time, mesmo com o tempo que nós tivemos. É diferente você treinar e jogar. O jogo é diferente”, explicou o treinador.
Roberval também foi direto ao comentar as dificuldades do mercado atual para clubes com orçamento reduzido.
“Temos algumas carências. Para você encontrar jogador hoje é complicado. O jogador bom está em algum time. E, para fazer isso, precisa de dinheiro. Os baratos eu já encontrei”, desabafou.
INÍCIO SEM VITÓRIA, MAS SEM DESESPERO
Dentro de campo, o Comercial ainda não venceu na Série A4. Em duas rodadas, a equipe empatou fora de casa com o ECUS e perdeu para o Penapolense, em Ribeirão Preto. A partida foi disputada no Estádio Santa Cruz/Arena Nicnet, casa do Botafogo-SP, já que o Palma Travassos foi cedido para a realização de shows.
Apesar do desempenho inicial abaixo do esperado, Roberval pediu calma e destacou que o campeonato ainda está em seu começo.
“Já falei para o presidente que temos oito vagas ainda para serem preenchidas. Falei das necessidades e deixei eles bem à vontade. Se encontrar jogador, pode acertar. Não devemos ter desespero. É o segundo jogo e temos 13 a fazer. A ideia é ter equilíbrio”, ponderou.
PRÓXIMO DESAFIO
O Comercial volta a campo no dia 11 de fevereiro, quando enfrenta o Taquaritinga, às 20h, no Palma Travassos, pela terceira rodada da Série A4. A partida é vista internamente como fundamental para iniciar uma reação e aliviar a pressão no início da competição.





































































































































