Presidente do EC São Bernardo revela planos da diretoria para o futuro
Anderson Franciscon revela que o Cachorrão vem passando por mudanças profundas de olho no futuro
Clube construiu uma trajetória profundamente ligada à formação esportiva e social de São Bernardo do Campo
Por: Rival Oliveira
São Bernardo do Campo, SP, 04 (AFI) – O Esporte Clube São Bernardo completou nesta semana (03) 98 anos, celebrando quase um século de história no futebol paulista. Conhecido como Alvinegro do ABC ou Cachorrão, o clube construiu uma trajetória profundamente ligada à formação esportiva e social de São Bernardo do Campo, sendo por décadas a principal força futebolística da cidade e um símbolo de identidade para diferentes gerações de torcedores.
Falando ao Futebol Interior, o presidente da SAF do EC São Bernardo, Anderson Franciscon, destacou que o clube vem passando por mudanças profundas. “Vivemos um momento de transformação profunda no Esporte Clube São Bernardo. Nosso compromisso não é apenas com o presente, mas com o legado que estamos construindo. Por isso, estamos realizando aportes significativos de investimento em todos os níveis, desde o alicerce nas nossas categorias de base até o alto rendimento do futebol profissional”, disse o dirigente.
NOVO BAETÃO
Em relação à estrutura, o São Bernardo vem jogando provisoriamente no Estádio Nogueirão, em Mogi das Cruzes, até o fim das reformas do Estádio Municipal Giglio Portugal Pichinin, localizado no bairro Baeta Neves (Baetão). Segundo o clube, todo o gramado do Baetão será trocado, além da realização de reformas estruturais completas no estádio, que voltará a abrigar os jogos da equipe no futuro.
Outra melhoria foi a aquisição do “Expresso Cachorrão”, um ônibus personalizado para viagens e compromissos oficiais da agremiação alvinegra. A diretoria também informa que vem intensificando o trabalho nas categorias de base do São Bernardo, com destaque para as equipes Sub-15, Sub-17 e Sub-20, que participam de competições como os Campeonatos Paulistas das categorias e a Paulista Cup.
“Temos hoje uma diretoria extremamente qualificada e atuante, que se movimenta com inteligência tanto no cenário nacional quanto no mercado internacional. Estamos em uma busca constante por excelência e inovação para colhermos, juntos, os frutos desse trabalho sério. O torcedor pode acreditar: o futuro do Cachorrão é promissor, e estamos pavimentando o caminho para levar este clube a patamares cada vez mais altos”, finalizou Anderson Franciscon.
HISTÓRIA QUASE CENTENÁRIA
A origem do clube remonta ao fim da década de 1920, após partidas festivas entre moradores dos arredores da Igreja Matriz. A iniciativa partiu do jovem Dante Setti que, ao lado de Itagiba de Almeida, Nerino Colli e do barbeiro Vicente Raghianti, organizou a fundação do Esporte Clube São Bernardo. Oficialmente criado em 3 de fevereiro de 1928, no antigo Cine São Bernardo, o clube contou com o apoio do industrial Ítalo Setti, que cedeu o terreno onde hoje fica a esquina das avenidas Faria Lima com Prestes Maia para a prática do futebol.
Nos anos seguintes, o Esporte destacou-se no futebol amador, disputando amistosos e torneios regionais e vivendo seu auge com a criação da Liga Amadora do ABC, em 1933, além do fortalecimento das rivalidades locais. O clube conquistou o bicampeonato da liga em 1942 e 1944 e quatro títulos de zona no Campeonato Paulista Amador do Interior. A profissionalização veio em 1950, com participações na Segunda Divisão do Paulista, até o afastamento do futebol em 1969, provocado pela desapropriação de parte de seu campo. O retorno ocorreu em 1982, após a fusão com o Aliança Clube, dando início ao período mais competitivo da história profissional do Cachorrão.
ÚLTIMOS CAMPEONATOS
Nas últimas décadas, o São Bernardo se manteve ativo no cenário estadual. Desde 2017, o clube disputa de forma estável a Série A3 do Campeonato Paulista. Em 2024, fez a segunda melhor campanha da primeira fase, com 30 pontos em 15 jogos, chegando à semifinal, quando o acesso escapou diante do Prudente. Na temporada passada, terminou na 13ª colocação. Já em 2026, ano de seu 98º aniversário, o Cachorrão ocupa a sexta posição após três rodadas, com cinco pontos, uma vitória, dois empates, seis gols marcados e três sofridos, mantendo-se firme na briga pela classificação.





































































































































