Tupã mira acesso com ídolo do Corinthians na presidência
Clube projeta uma gestão moderna, voltada para o desenvolvimento do futebol, visando o presente e o futuro
Tupã definiu nesta semana seu treinador para o Campeonato Paulista da Segunda Divisão (Bezinha)
Por: Rivail de Oliveira
Tupã, SP, 04 (AFI) – Após um ano de 2025 com altos e baixos, nesta temporada o Tupã Futebol Clube inicia um novo ciclo e uma nova caminhada. E ninguém melhor para comandar o clube do que um ídolo do futebol do próprio Tupã e também da Fiel corinthiana. O ex-jogador Tupanzinho, que marcou o gol do título brasileiro do Timão em 1990, é o presidente do Índio da Alta Noroeste, que tem como CEO Marcelo Zaparolli.
O clube projeta uma gestão moderna, voltada para o desenvolvimento do futebol, visando o presente e o futuro. Outras metas são a reestruturação administrativa e esportiva, além do retorno à Série A do Paulista (Série A4), com investimentos no estádio Alonso Carvalho Braga. O Tupã definiu nesta semana seu treinador para o Campeonato Paulista da Segunda Divisão (Bezinha).
DETALHES
Trata-se de Fredson de Freitas e Silva, o Fred Silva, de 39 anos. Técnico com experiência no futebol paulista, incluindo passagens por Atlético Mogi e Grêmio Mauaense, é focado em divisões de base e em acessos. Ex-zagueiro, treinou o sub-20 do EC São Bernardo. No ano passado, Fred comandou o Grêmio Mauaense em 14 jogos. Em anos anteriores, dirigiu o Atlético Mogi e a base do EC São Bernardo sub-20. Fred traz como auxiliar Diego, além do preparador físico Elvis e do preparador de goleiros Elton.
“Nós iniciamos os trabalhos no dia 5 de janeiro, com duas semanas de avaliações físicas e avaliações médicas. Nesta semana, estamos finalizando a quinta semana de trabalho, até a estreia, que ocorre em 13 semanas, dentro de um macrociclo que a gente montou já com base na experiência na competição, pois sabemos que algumas novidades vão acontecer”, disse Fred ao Futebol Interior.
CAMPEONATO E ELENCO
O treinador falou sobre a competição deste ano e as dificuldades: “Teremos uma Segunda Divisão muito equilibrada e disputada, com o retorno do América (Rio Preto) e da Olímpia, que são da nossa região, além de José Bonifácio, entre outras equipes fortes. No dia 11 de fevereiro teremos a definição dos times participantes. Quanto a nós, estamos trabalhando na montagem do elenco com cerca de 32 atletas, sabendo que o sub-20 vai trabalhar praticamente junto com o profissional. Vamos ajudar também na formação da equipe que, no final do ano que vem, disputará a Copa São Paulo. Atualmente, contamos com oito atletas da base que estão integrados ao trabalho”, destacou.
PROJETO AUDACIOSO, CLUBE ESTRUTURADO
Fred Silva afirmou que o projeto apresentado pela nova diretoria do Tupã é “audacioso”: “Também coloquei meus pontos, por conhecer a divisão e saber que saímos um pouco à frente. Começamos a trabalhar no dia 5 de janeiro e já temos grande parte do elenco formada, com avaliações físicas da melhor qualidade possível. É um clube que pode ter certeza que vem para brigar pelo acesso, respeitando todas as outras equipes”, comentou.
“Nosso clube está sendo estruturado, e Tupã é uma cidade com um torcedor que gosta e apoia o time. É um torcedor que cobra, mas isso é positivo. Aqui, em média, duas mil a duas mil e quinhentas pessoas comparecem ao estádio nos jogos, o que é muito bom. Precisamos trazer essa torcida para o nosso lado”, explicou Fred. Segundo ele, a gestão vem montando uma boa estrutura, com a criação de uma casa do atleta do zero, oferecendo o melhor em alimentação, suplementação e uniformes.
“Podem ter certeza de que o Tupã vem forte na competição”, disse o treinador, que participou de várias reuniões em que a diretoria deixou claro o desejo de contar com um treinador jovem e ambicioso. Pelas últimas três campanhas — duas delas no Atlético Mogi — e pelo conhecimento da divisão, Fred recebeu o convite, aceitou e vai buscar realizar um grande trabalho em Tupã.
BEZINHA 2026
A Federação Paulista de Futebol realizará no dia 11 de fevereiro o pré-conselho da edição 2026 da Segunda Divisão Sub-23. O torneio tem previsão de início para a segunda quinzena de abril de 2026.
Participaram da reunião presencial na FPF, no dia 22 de janeiro, as seguintes equipes que, além do Tupã, devem disputar a Bezinha: Votoraty FC, SC Paulinense, SE Matonense, São Carlos FC, Paulínia Futebol Universitário, Olímpia FC, Mogi Mirim EC, Mauá Futebol Treinamentos e Esportes, José Bonifácio EC, Itaquaquecetuba AC, Independente FC, Grêmio Osasco Audax EC, Grêmio Esportivo Osasco, Grêmio Esportivo Mauaense, Grêmio Catanduvense, CA Assisense, Barcelona EC Capela, AE Santacruzense, AD Guarulhos, América FC, AD Manthiqueira, AA Flamengo e União Mogi das Cruzes.





































































































































