Ex-São Paulo vira “xodó” de Gündogan e vive fase artilheira no Galatasaray
Com quatro gols nos últimos três jogos pelo Campeonato Turco, brasileiro lidera estatísticas da equipe e recebe elogios de colega ex-Manchester City
São Paulo, SP, 03 – O meia Gabriel Sara, ex-São Paulo, vive uma fase artilheira com a camisa do Galatasaray. Após balançar as redes na vitória sobre o Kayserispor, no último domingo (1), o brasileiro chegou a quatro gols nos últimos três jogos do Campeonato Turco e tem sido peça fundamental na ótima temporada do time de Istambul, que lidera a competição.
MORAL ELEVADA
O desempenho recente rendeu elogios efusivos do meia Ilkay Gündogan, ex-Manchester City e atual colega de Sara: “Ele é especial. Tem tudo para estar no topo. É muito inteligente, entende o jogo, consegue lê-lo bem, e tem a capacidade de finalizar e dar assistências”, disse o alemão, na última semana.
A sequência goleadora de Sara teve início em dezembro, quando o meia marcou na vitória por 3 a 0 sobre o Kasımpaşa. Na rodada seguinte, anotou dois gols no triunfo por 3 a 1 contra o Karagumruk e voltou a balançar as redes no último fim de semana. Com 49 pontos, o Galatasaray lidera a Süper Lig, com três de vantagem sobre o Fenerbahçe. Atual tricampeão nacional, o clube busca repetir o tetracampeonato, feito alcançado apenas uma vez na história da liga turca, entre 1996 e 2000, também pelo Galatasaray. Pela Champions League, o time do meia ex-São Paulo disputa os playoffs e terá a Juventus como adversária, com jogos marcados para 17 de fevereiro, em Istambul, e 25 de fevereiro, em Turim.
GRANDE DESTAQUE
Na temporada, segundo o Sofascore, Sara é o líder absoluto do elenco em passes decisivos, com 63. Nos indicadores físicos, aparece novamente como líder da equipe: segundo a plataforma SportsBase, o brasileiro detém as três maiores marcas de distância percorrida em uma partida pelo Galatasaray na temporada (14 km, 13 km e 12,8 km), e foi ainda o jogador que mais correu em campo em 11 dos 32 jogos disputados pelo time na temporada. Com cinco gols e duas assistências em 30 jogos, o meia é peça-chave de um elenco que conta com nomes como o nigeriano Victor Osimhen e o alemão Leroy Sané.
“A temporada é longa e exige constância. Eu fico muito feliz com o reconhecimento, mas o meu maior objetivo são as conquistas, e acho que estamos no caminho certo para isso. Vamos ter duelos difíceis na liga e na Champions, então precisamos estar preparados para brigar pelo tetracampeonato e competir bem também na Europa”, completou Sara, que soma 74 jogos, 7 gols e 11 assistências pelo Galatasaray.
Revelado em Cotia pelo São Paulo, Gabriel Sara foi campeão paulista em 2021 antes de deixar o Tricolor no ano seguinte rumo ao Norwich City.
Na equipe inglesa, somou 21 gols e 17 assistências, foi eleito o melhor jogador da temporada 2022/23 e integrou a seleção da EFL Championship em 2023/24. O desempenho levou o Galatasaray a investir 23 milhões de euros em sua contratação em 2024, valor recorde do futebol turco à época. Pelo clube de Istambul, Sara já conquistou a Süper Lig e a Copa da Turquia no último ano e tenta repetir o feito nesta temporada.





































































































































