G-8 embolado e Z-2 afunilado, os "dois blocos" do Paulistão A2 RIVALO
Após sete rodadas, G-8 apertado e Z-2 afundando: a A2 RIVALO começa a se dividir em dois campeonatos
Campinas, SP, 03 (AFI) – Depois de sete rodadas jogadas no Paulistão A2 RIVALO 2026, o campeonato já começa a ir se desenhando em dois pelotões: um deles é o dos time que irão brigar pelo acesso e lutar para se classificar entre os oitro primeiros, e o outro é os das equipes que estão lutando pela sua sobreviência contra o rebaixamento.
NOVIDADE! Futebol Interior agora está nos Canais do WhatsApp. Participe agora!
A disputa pelo G-8 está bem intensa, afinal, dos 16 times do campeonato, pelos menos 12 tem chances bem clarar de ainda brigar pelo acesso. Afinal, somente três pontos separam o XV de Piracicaba, que é o oitavo colocado, da Inter de Limeira, que ocupa a 13° posição. Enquanto isso, na parte de baixo da tabela, uma das duas vagas para o rebaixamento já está praticamente decratada Graças ao São Bento, que até aqui perdeu todas as partidas e não somou nenhum ponto.
QUEM SOBE?
A Ferroviária é a líder isolada com 17 pontos, seguida por Ituano que tem 15, Água Santa com 13, Votuporanguense e Juventus ambos com 12. Ou seja, os cinco primeiro colocados já tem uma margem de ao menos uma rodada e não são equipes que vem apresentando inconsistências, então será difícil perderem a classificação para a próxima fase.
Mais do sexto para baixo a briga já começa a ficar mais interessante. Santo André, Sertãozinho e XV de Piracicaba fecham o G-8, mas todos ainda terão alguns confrontos diretos e tem no máximo dois pontos de frente. Então, Linense, Monte Azul, São José e Osasco Sporting ainda tem sim direito de sonhar, embora os últimos dois não apresentem um futebol tão convincente e regular até aqui.
Portanto, podem se classificar, mas devem ficar de olho na última vaga do Z-2.
FUGA DA DEGOLA
Se a briga pela classificação está com muitos times na disputa, o “bloco de baixo” da tabela parece já estar formado: Inter de Limeira, Grêmio Prudente, Taubaté e São Bento brigam contra a degola. O último deles, já está com a quedra praticamente decretada, apesar dos cinco pontos de distância, o que seria possível de tirar, nada indica que isso pode acontecer, o clube vive momento delicado fora das quatro linhas e não deve ter uma perspectiva de uma guinada.
O que deixa apenas uma vaga indigesta na disputa, ocupa pelo Taubaté, que soma quatro pontos, um a menos que o Grêmio Prudente e dois da Inter de Limeira. Na próxima rodada, inclusive, o São Bento tem a chance de diminuir essa distância para apenas dois pontos, pois recebe o Grêmio no sábado, às 15h30, no Walter Ribeiro, oportunidade de ouro para os donos da casa tentarem dar uma resposta e ainda sonhar com a permanência, apesar de todas as dificuldades.
Enquanto isso, o Burra da Central encara o São José na sexta-feira, às 19h30 e tenta escapar nessa rodada, em caso de tropeços da Inter de Limeira, que vive momento contubardo com troca de treinador e jejúm de vitórias. O Leão encara o Votuporanguense no sábado, às 16h.
A disputa seguirá aberta até as rodadas finais e a competição retoma no final desta semana, com jogos na sexta, no sábado e no domingo.





































































































































