Potiguar: América-RN perde 18 pontos por escalação irregular

O Potyguar Seridoense também foi atingido pela mesma infração. O clube perdeu 15 pontos por escalar jogadores em quatro jogos de forma irregular

O América-RN sofreu um verdadeiro baque no Campeonato Potiguar 2026: perdeu 18 pontos por conta da escalação irregular do lateral Elias.

Elias foi relacionado pelo América-RN em três jogos do Campeonato Potiguar — Foto: Augusto César Gomes
Elias foi relacionado pelo América-RN em três jogos do Campeonato Potiguar — Foto: Augusto César Gomes

Natal, RN, 30 (AFI) – O América-RN sofreu um verdadeiro baque no Campeonato Potiguar 2026: perdeu 18 pontos por conta da escalação irregular do lateral-direito Elias, de 20 anos, nas três rodadas iniciais do estadual. A decisão, anunciada pela Federação Norte-rio-grandense de Futebol (FNF), fez o Alvirrubro descer da liderança direta para a vice-lanterna, com apenas -8 pontos.

O Potyguar Seridoense também foi atingido pela mesma infração. O clube perdeu 15 pontos por escalar Fabrício e Toró em quatro jogos de forma irregular, amargando a última colocação com -12 pontos. Ambos os clubes ainda podem recorrer da decisão, já que o caso será julgado no Tribunal de Justiça Desportiva (TJD).

NOVIDADE! Futebol Interior agora está nos Canais do WhatsApp. Participe agora!

MAIS DETALHES

De acordo com a FNF, a punição segue o artigo 214 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), que determina a perda de pontos referentes às partidas irregulares, além dos pontos conquistados nessas partidas. Assim, o América-RN perdeu os 9 pontos em disputa nos três jogos e mais 9 pontos das vitórias, totalizando 18 pontos a menos na tabela. Já o Potyguar perdeu 12 pontos das rodadas irregulares e mais 3 dos pontos conquistados.

A irregularidade aconteceu porque os atletas envolvidos, mesmo já tendo completado 20 anos, estavam inscritos com contrato amador, descumprindo o parágrafo 3º do artigo 19 do regulamento do estadual, que proíbe jogadores não profissionais de atuarem após essa idade.

RECURSO E IMPACTO NO ESTADUAL

Em nota, o América-RN garantiu que “inexiste qualquer tipo de fraude, omissão de informação, tentativa de obtenção de vantagem indevida ou dolo a qualquer adversário e ao bom andamento do campeonato”, ressaltando que se trata de uma questão interpretativa do regulamento e que o departamento jurídico já está agindo para elucidar o caso.

A notificação de infração foi assinada por todos os outros seis clubes da competição e encaminhada ao TJD para julgamento. A FNF retirou os pontos dos times envolvidos e pode até paralisar o campeonato até que a situação seja definida na justiça desportiva.

JOGADOR DO AMÉRICA-RN FOI RELACIONADO

No América-RN, o jogador envolvido, Elias, não chegou a entrar em campo, mas foi relacionado para as partidas contra Potyguar Seridoense, Globo FC e Laguna. A regra do estadual afirma que atletas não profissionais só podem jogar até um dia antes de completarem 20 anos.

Confira também: