XV era favorito? O que aconteceu com o Nhô Quim após o título da Copa Paulista?

Após sete rodadas de competição, o desempenho do Nhô Quim segue abaixo do esperado e levanta questionamentos sobre o que mudou em relação ao time vencedor do ano passado

O XV de Piraciacaba ocupa atualmente a 11ª posição do Paulistão A2, com seis pontos conquistados em seis jogos — aproveitamento de 33%.

Captura de Tela 2025 10 11 as 21.57.42
XV de Piracicaba, campeão da Copa Paulista. CRÉDITO: RODRIGO CORSI / AG. PAULISTÃO

Piracicaba, SP, 29 (AFI) – Campeão da Copa Paulista de 2025 e recolocado no cenário nacional, o XV de Piracicaba iniciou a temporada 2026 cercado por expectativa no Paulistão A2 RIVALO.

No entanto, após sete rodadas de competição, o desempenho do Nhô Quim segue abaixo do esperado e levanta questionamentos sobre o que mudou em relação ao time vencedor do ano passado.

NOVIDADE! Futebol Interior agora está nos Canais do WhatsApp. Participe agora!

SITUAÇÃO DO XV NO PAULISTÃO A2

XV de Piracicaba derrota Comercial. Foto: Mariana Kasten
XV de Piracicaba derrota Comercial. Foto: Mariana Kasten

O XV ocupa atualmente a 11ª posição da Série A2, com seis pontos conquistados em seis jogos — aproveitamento de 33%. A campanha registra uma vitória, três empates consecutivos e duas derrotas, com cinco gols marcados e seis sofridos.

Sob o comando de Moisés Egert, a equipe estreou com vitória sobre o São Bento por 1 a 0. Depois, empatou com o Osasco Audax, mas sofreu uma derrota em casa para o Sertãozinho por 4 a 3, perdeu para o Santo André por 1 a 0 no ABC e ficou no 0 a 0 contra o Água Santa, no Barão da Serra Negra.

TROCA DE COMANDO

Moisés Egert durante treino (Foto: Mariana Kasten-XV de Piracicaba)
Moisés Egert durante treino (Foto: Mariana Kasten-XV de Piracicaba)

A sequência de resultados culminou na saída do técnico Moisés Egert, de 49 anos. Apesar do desligamento, o treinador deixa um legado importante no clube. Em 2025, conduziu o XV ao título da Copa Paulista, garantindo a vaga na Série D do Campeonato Brasileiro e recolocando o time em evidência nacional.

Na campanha do título, o Nhô Quim superou o Primavera na final. Após perder o jogo de ida por 1 a 0, venceu por 2 a 0 no Barão da Serra Negra lotado e conquistou o torneio pelo agregado de 2 a 1. Foi o terceiro título do XV na Copa Paulista, após as conquistas de 2016 e 2022.

Com a saída de Egert, o clube efetivou o auxiliar-técnico Ricardo Chuva. Ele estreou na sétima rodada da Série A2 com empate em 0 a 0 diante do Grêmio Prudente, fora de casa.

O QUE MUDOU DE 2025 PARA 2026?

Técnico Ricardo Chuva - Foto: Mariana Kasten/XV de Piracicaba
Técnico Ricardo Chuva – Foto: Mariana Kasten/XV de Piracicaba

Entre os fatores que explicam a queda de rendimento estão mudanças no elenco, menor poder ofensivo e perda de regularidade nos resultados. Enquanto o time campeão da Copa Paulista se destacou pela competitividade e eficiência em jogos decisivos, a atual versão do XV tem encontrado dificuldades para transformar equilíbrio em vitórias.

O cenário reforça a diferença entre um time moldado para mata-mata e outro em fase de adaptação em uma competição longa e exigente, como o Paulistão A2.

PRÓXIMO DESAFIO

Na próxima segunda-feira (02), o XV de Piracicaba volta ao Barão da Serra Negra para encarar o Monte Azul, às 20h, pela sétima rodada do Paulistão A2. O Nhô Quim soma seis pontos, com quatro jogos sem vitória, e se manteve em 11° lugar.

Confira também: