TOQUE DE BOLA

SÉRGIO CARVALHO

Brasileirão 2026 vai começar com esquadrão paulista

Entre os vinte clubes da competição, seis são paulistas: Corinthians, Palmeiras, São Paulo, Santos, Red Bull e Mirassol.

Na verdade, essa é, sem dúvida, uma das competições mais qualificadas e competitivas do mundo. Com 20 times, 38 rodadas e 380 jogos

Brasileirão - 2025
Canobbio é esperança no Fluminense. Foto: FFC - Lucas Merçon

Por SÉRGIO CARVALHO

São Paulo, SP, 27 (AFI) – O Campeonato Brasileiro – o Brasileirão 2026 – começa neste meio de semana e vai até  3 de dezembro deste ano, com 38 rodadas, 380 jogos e participação dos vinte clubes mais importantes do País. Na verdade, essa é, sem dúvida, uma das competições mais qualificadas e competitivas do mundo.

A primeira rodada começa nesta quarta-feira, dia 28 de janeiro, com oito jogos. Às 19 horas, em Belo Horizonte, o Atlético-MG encara o Palmeiras, em sua nova Arena. Em Curitiba, o Coritiba pega o competente Red Bull Bragantino.

Em Porto Alegre, o Internacional terá pela frente o Athletico Paranaense e, em Salvador-BA, o Vitória recebe o Remo, de Belém do Pará. Nestas partidas poderemos ter surpresas, mas, à princípio, Inter e Vitória vão entrar em campo como favoritos.

SEM FAVORITOS NO BRASILEIRÃO

Nos outros jogos, no entanto, há grande equilíbrio e não é possível indicar um vencedor.

Às 19h30, o Fluminense, que atravessa boa fase, enfrenta o Grêmio, que não está tão bem assim. Apostaria numa vitória do tricolor carioca.

Às 20 horas, o Corinthians, de Dorival Júnior, encara o Bahia, de Rogério Ceni. Uma boa disputa dentro e fora de campo, mas o time da fiel me parece o grande favorito.

Em Chapecó, a Chapecoense tenta surpreender o Santos, que tem oscilado muito em seus últimos jogos. Tudo pode acontecer.

Às 21h30, será a vez do São Paulo, que atravessa crise histórica, enfrentar o Flamengo, do Rio de Janeiro. Em tese, o rubro negro carioca, campeão do Brasileirão de 2025, deve vencer. Caberá ao São Paulo não permitir que isso aconteça.

MIRASSOL RECEBE O VASCO

Na quinta-feira, mais dois jogos. Às 20 horas, o excelente Mirassol, recebe o irregular Vasco da Gama, de Fernando Diniz.

Às 21h30, o Botafogo carioca enfrenta o bom time do Cruzeiro. Um verdadeiro clássico. Sem favorito.

Numa análise fria sobre quem tem maiores possibilidades de chegar ao título, diria que, em tese, o Flamengo, que tem o melhor elenco entre os clubes brasileiros, é um dos favoritos.

Os outros seriam Palmeiras (que também tem um elenco forte), Fluminense (que atravessa excelente fase técnica), Red Bull Bragantino (que hoje tem elenco para chegar longe) e até o Corinthians, (que, quando joga completo, faz frente a qualquer adversário no futebol brasileiro).

Lógico que, com o decorrer do campeonato, pode surgir uma ou outra surpresa. Entre elas, acredito que o Mirassol tem boas possibilidades de fazer uma bela campanha no Brasileirão 2026.

AGENDADO
MIR
Mirassol
0 0
VAS
Vasco
AGENDADO
BOT
Botafogo
0 0
CRU
Cruzeiro
PRÉ-JOGO
SAO
São Paulo
0 0
FLA
Flamengo
PRÉ-JOGO
CHA
Chapecoense
0 0
SAN
Santos
PRÉ-JOGO
FLU
Fluminense
0 0
GRE
Grêmio
PRÉ-JOGO
CTB
Coritiba
0 0
RBB
Red Bull Bragantino
PRÉ-JOGO
INT
Internacional
0 0
CAP
Athletico
PRÉ-JOGO
ATL
Atlético-MG
0 0
PAL
Palmeiras

BRASILEIRÃO COM SEIS PAULISTAS

Entre os vinte clubes que disputarão essa competição neste ano, seis são paulistas (Corinthians, Palmeiras, São Paulo, Santos, Red Bull e Mirassol).

Quatro são cariocas (Flamengo, Fluminense, Botafogo e Vasco da Gama). Dois  são de Minas (Cruzeiro e Atlético-MG), Bahia (Bahia e Vitória), Paraná (Coritiba e Athletico PR) e Rio Grande do Sul (Grêmio e Internacional).

O Pará tem um represente (Remo) e Santa Catarina outro (Chapecoense).

Na atual fórmula de disputa que começou em 2005, essa competição foi batizada de Série A e conta sempre com vinte clubes. Os quatro primeiros colocados estarão automaticamente classificados para a próxima Copa Libertadores da América.

Confira também: