Entre os vinte clubes da competição, seis são paulistas: Corinthians, Palmeiras, São Paulo, Santos, Red Bull e Mirassol.
Na verdade, essa é, sem dúvida, uma das competições mais qualificadas e competitivas do mundo. Com 20 times, 38 rodadas e 380 jogos
Por SÉRGIO CARVALHO
São Paulo, SP, 27 (AFI) – O Campeonato Brasileiro – o Brasileirão 2026 – começa neste meio de semana e vai até 3 de dezembro deste ano, com 38 rodadas, 380 jogos e participação dos vinte clubes mais importantes do País. Na verdade, essa é, sem dúvida, uma das competições mais qualificadas e competitivas do mundo.
A primeira rodada começa nesta quarta-feira, dia 28 de janeiro, com oito jogos. Às 19 horas, em Belo Horizonte, o Atlético-MG encara o Palmeiras, em sua nova Arena. Em Curitiba, o Coritiba pega o competente Red Bull Bragantino.
Em Porto Alegre, o Internacional terá pela frente o Athletico Paranaense e, em Salvador-BA, o Vitória recebe o Remo, de Belém do Pará. Nestas partidas poderemos ter surpresas, mas, à princípio, Inter e Vitória vão entrar em campo como favoritos.
SEM FAVORITOS NO BRASILEIRÃO
Nos outros jogos, no entanto, há grande equilíbrio e não é possível indicar um vencedor.
Às 19h30, o Fluminense, que atravessa boa fase, enfrenta o Grêmio, que não está tão bem assim. Apostaria numa vitória do tricolor carioca.
Às 20 horas, o Corinthians, de Dorival Júnior, encara o Bahia, de Rogério Ceni. Uma boa disputa dentro e fora de campo, mas o time da fiel me parece o grande favorito.
Em Chapecó, a Chapecoense tenta surpreender o Santos, que tem oscilado muito em seus últimos jogos. Tudo pode acontecer.
Às 21h30, será a vez do São Paulo, que atravessa crise histórica, enfrentar o Flamengo, do Rio de Janeiro. Em tese, o rubro negro carioca, campeão do Brasileirão de 2025, deve vencer. Caberá ao São Paulo não permitir que isso aconteça.
MIRASSOL RECEBE O VASCO
Na quinta-feira, mais dois jogos. Às 20 horas, o excelente Mirassol, recebe o irregular Vasco da Gama, de Fernando Diniz.
Às 21h30, o Botafogo carioca enfrenta o bom time do Cruzeiro. Um verdadeiro clássico. Sem favorito.
Numa análise fria sobre quem tem maiores possibilidades de chegar ao título, diria que, em tese, o Flamengo, que tem o melhor elenco entre os clubes brasileiros, é um dos favoritos.
Os outros seriam Palmeiras (que também tem um elenco forte), Fluminense (que atravessa excelente fase técnica), Red Bull Bragantino (que hoje tem elenco para chegar longe) e até o Corinthians, (que, quando joga completo, faz frente a qualquer adversário no futebol brasileiro).
Lógico que, com o decorrer do campeonato, pode surgir uma ou outra surpresa. Entre elas, acredito que o Mirassol tem boas possibilidades de fazer uma bela campanha no Brasileirão 2026.
BRASILEIRÃO COM SEIS PAULISTAS
Entre os vinte clubes que disputarão essa competição neste ano, seis são paulistas (Corinthians, Palmeiras, São Paulo, Santos, Red Bull e Mirassol).
Quatro são cariocas (Flamengo, Fluminense, Botafogo e Vasco da Gama). Dois são de Minas (Cruzeiro e Atlético-MG), Bahia (Bahia e Vitória), Paraná (Coritiba e Athletico PR) e Rio Grande do Sul (Grêmio e Internacional).
O Pará tem um represente (Remo) e Santa Catarina outro (Chapecoense).
Na atual fórmula de disputa que começou em 2005, essa competição foi batizada de Série A e conta sempre com vinte clubes. Os quatro primeiros colocados estarão automaticamente classificados para a próxima Copa Libertadores da América.

















































































































