Mato-Grossense: Campeonato terá VAR pela primeira vez na história
A estreia da técnologia será nas das fases decisivas da competição: semifinais e final
Pela primeira vez na história, o Campeonato Mato-Grossense terá VAR. A tecnologia vai estar disponível na semifinal e na final
Cuiabá, MT, 27 (AFI) – O Campeonato Mato-grossense 2026 vai entrar para a história do futebol local com a estreia inédita do VAR nas fases decisivas. A tecnologia será utilizada nas semifinais e finais do torneio, marcando avanço importante para a arbitragem no Mato Grosso.
O uso do árbitro de vídeo será implantado já nos jogos de ida das semifinais, agendados para os dias 14 e 15 de fevereiro, com as partidas de volta em 21 e 22 de fevereiro. As decisões do título estão marcadas para 1º e 8 de março, todas com a presença do VAR.
NOVIDADE! Futebol Interior agora está nos Canais do WhatsApp. Participe agora!
FEDERAÇÃO
A implementação do VAR é resultado de articulação da Federação Mato-Grossense de Futebol junto à Confederação Brasileira de Futebol. Na última semana, o presidente da FMF, Diogo Pécora, reuniu-se no Rio de Janeiro com o presidente da Comissão de Arbitragem da CBF, Rodrigo Cintra, para definir os detalhes técnicos necessários à adoção da tecnologia no estadual.
Segundo Diogo Pécora, a chegada do árbitro de vídeo era uma meta desde o início da gestão: “Desde o início, trabalhamos com planejamento para que o Campeonato Mato-grossense pudesse dar esse passo histórico, seguindo todos os critérios técnicos exigidos”, destacou.
CAPACITAÇÃO E APOIO DA CBF
Rodrigo Cintra ressaltou a organização da FMF e o alinhamento com as diretrizes nacionais da arbitragem. Para ele, a presença do VAR nas fases decisivas representa avanço para a credibilidade da competição e para o desenvolvimento dos árbitros locais.
Parte dos árbitros do Mato Grosso já está homologada para atuar com o VAR. A capacitação segue nas próximas semanas, com apoio da CBF. Em fevereiro, será realizado um curso virtual voltado para homologação de observadores de VAR, especialmente para estaduais que adotam a tecnologia.
A formação aborda protocolo do VAR, procedimentos operacionais e detalhes administrativos, buscando garantir padrão e uso correto do recurso durante os confrontos.





































































































































