Fluminense x Grêmio - Onde assistir, horário e escalações
Clube carioca chega em alta após vencer clássico contra o Flamengo, enquanto o gaúcho busca dar a volta por cima depois de perder o Gre-Nal
Saiba como chegam Fluminense e Grêmio para a primeira rodada do Brasileirão
Rio de Janeiro, RJ, 28 (AFI) – Fluminense e Grêmio iniciam nesta quarta-feira (28) a caminhada no Brasileirão. O duelo acontece no Maracanã, às 19h30, e marca a estreia das duas equipes na competição nacional, reunindo clubes tradicionais que entram em campo com o objetivo de largar bem na briga por posições na tabela.
O Fluminense chega confiante após vencer o Flamengo por 2 a 1, no último domingo (25), também no Maracanã, pelo Campeonato Carioca. O resultado no clássico reforçou o bom momento da equipe tricolor, que aposta no fator casa e no embalo recente para começar o Brasileirão somando pontos diante da sua torcida.
Já o Grêmio vem de um clássico pelo Campeonato Gaúcho. No último domingo (25), a equipe enfrentou o Internacional no Beira-Rio e acabou derrotada por 4 a 2. O revés no Gre-Nal serve de alerta para o Tricolor gaúcho, que busca uma reação imediata na estreia do Brasileirão, mesmo atuando fora de casa.
FLUMINENSE
O técnico Luís Zubeldía encerrou o período de licença médica após passar por uma angioplastia no último dia 10 e voltar a comandar o Fluminense. A equipe foi dirigida nos últimos três jogos pelo auxiliar-técnico Maxi Cuberas.
O lateral-direito Samuel Xavier, o lateral-esquerdo Renê, o volante Martinelli e o meia Lucho Acosta devem voltar ao time titular depois de serem poupados no Fla-Flu. Guga, Guilherme Arana, Facundo Bernal e Lima ficam como opções no banco de reservas.
O atacante Santi Moreno vive a expectativa de ganhar nova oportunidade entre os onze iniciais. Destaque contra o Flamengo, o colombiano é cotado para substituir Canobbio, que não tem sua presença confirmada após sair machucado do clássico. Ele foi elogiado por Maxi Cuberas pela atuação no triunfo tricolor.
“O Santi Moreno foi um dos jogadores que se apresentou no dia 2 de janeiro, quando começamos a treinar. Isso aconteceu porque queríamos prepará-lo e vê-lo mais nas partidas. São oportunidades que vão surgindo e cada um tem que aproveitar. É preciso treinar e seguir crescendo, de maneira individual e coletiva. Santi entrou, fez uma boa partida e contribuiu com a sua parte para a equipe.”, destacou Cuberas.
O meia Savarino, contratado junto ao Botafogo, foi registrado no Boletim Informativo Diário (BID) e também está entre as opções da comissão técnica para o duelo desta quarta-feira.
GRÊMIO
O zagueiro Gustavo Martins volta à equipe e deve formar a dupla de zaga titular com Wagner Leonardo. O defensor ficou no banco no clássico Gre-Nal após perder dois dentes na goleada sobre o São Luiz no dia 17 de janeiro, pelo Campeonato Gaúcho.
No meio-campo, a dúvida gira em torno da manutenção da dupla de volantes formada por Arthur e o promissor Tiaguinho. No último Gre-Nal, Tiaguinho foi substituído no intervalo para a entrada de Dodi, que agora briga por uma vaga entre os titulares no meio-campo do tricolor gaúcho.
O atacante Cristián Pavón, que se recuperou de lesão recentemente, está à disposição do técnico Luís Castro e deve ser opção no banco de reservas. A tendência é que o português repita o ataque utilizado na última partida, com Tetê, Amuzu e Carlos Vinícius entre os titulares.
Luís Castro lamentou a dura derrota para o Internacional no Campeonato Gaúcho, mas destacou que o grupo segue determinado em dar a volta por cima e conseguir um resultado positivo na primeira rodada do Brasileirão.
“Queríamos muito ganhar o Gre-Nal. Trabalhamos muito para ganhar, só que muitas vezes trabalhamos mal, e trabalhamos mal fundamentalmente ao longo de um período de 10 minutos que nos foram fatais. Vamos continuar determinados e com exigência máxima. Temos que mudar algumas coisas. Essa é a grande lição que levamos.”
FICHA TÉCNICA
-
Fase:
- Única
-
Rodada:
- 1ª
-
Data:
- 28/01/2026
-
Horário:
- 19:30
-
Árbitro:
- Davi de Oliveira Lacerda (ES)
-
Assistentes:
- Luanderson Lima dos Santos (BA) e Douglas Pagung (ES)
-
VAR:
- Caio Max Augusto Vieira (GO)
-
Estádio:
- Maracanã
-
Local:
- Rio de Janeiro (RJ)



































































































































