Primavera completa 99 anos e vive nova fase no futebol paulista

O futebol em Indaiatuba começou no início do século XX com o Sport Club Primavera, fundado em 1908

Representante de Indaiatuba no cenário esportivo, o Fantasma da Ituana vive uma nova fase sob a gestão do empresário Luiz Roberto Zini Júnior, o Nenê zini

Primavera
Foto: Divulgação

Indaiatuba, SP , 27 (AFI) – O Esporte Clube Primavera, um dos clubes mais tradicionais do interior paulista, comemora nesta terça-feira (27) seus 99 anos de fundação. Representante de Indaiatuba no cenário esportivo, o Fantasma da Ituana vive uma nova fase sob a gestão do empresário Luiz Roberto Zini Júnior, o Nenê zini, e vem conquistando bons resultados no Paulistão 2026.

NOVIDADE! Futebol Interior agora está nos Canais do WhatsApp. Participe agora!

HISTÓRIA

O futebol em Indaiatuba começou no início do século XX com o Sport Club Primavera, fundado em 1908, mas que foi extinto no ano seguinte. Posteriormente, na década de 1920, dois times locais se destacaram: o Indaiatubano Futebol Clube (1916) e o Corinthians Futebol Clube (1918).

A fusão dessas duas equipes resultou na criação do Esporte Clube Primavera em 27 de janeiro de 1927, mantendo o nome do clube pioneiro no município. As cores vermelho, preto e branco foram herdadas das equipes fundadoras.

A trajetória profissional do Primavera teve início em 1952, quando disputou o Campeonato Paulista da Segunda Divisão, organizado pela Federação Paulista de Futebol (FPF). No entanto, o clube enfrentou dificuldades para manter uma sequência de participações, retornando apenas em 1954 e 1958 na Terceira Divisão. Depois de um período sem competições oficiais, retomou sua trajetória no futebol profissional em 1975.

GALERIA DE TROFÉUS

Ao longo de sua história, o Primavera consolidou-se como um dos principais clubes das divisões de acesso do futebol paulista. O Fantasma da Ituana é o maior campeão do que hoje é a Série A4 do Campeonato Paulista, conquistando os títulos em 1977, 1995 e 2018, este último garantindo o acesso à Série A3.

Além disso, em 2001, foi campeão da Série B2 (atual Segunda Divisão), demonstrando sua força nas categorias de base do futebol estadual.

CENÁRIO ATUAL

Desde 2022, o Primavera opera como Sociedade Anônima do Futebol (SAF), um modelo de gestão que tem transformado a estrutura do clube. Sob o comando de Nenê zini, o time tem investido em estrutura e planejamento estratégico, buscando se consolidar na elite do futebol paulista.

Na atual edição do Paulistão, a equipe de Indaiatuba ocupa a sétima colocação, com sete pontos somados em duas vitórias, um empate e duas derrotas. O time volta a campo no próximo sábado (31), às 20h30, quando enfrenta a Portuguesa no estádio Ítalo Mário Limongi, em Indaiatuba.

COPA DO BRASIL

O Primavera já sabe quem enfrentará na estreia da Copa do Brasil. O clube terá pela frente o Araguaína, do Tocantins, no duelo válido pela primeira fase do torneio nacional.

A definição de quem será o mandante da partida acontece nesta quarta-feira, 28 de janeiro, às 15h (horário de Brasília), durante sorteio promovido pela CBF em sua sede, no Rio de Janeiro.

A etapa inicial da competição reúne os 28 times com pior posição no Ranking Nacional da CBF entre os classificados e está prevista para começar a partir do dia 18 de fevereiro. A classificação será decidida em confronto único.