Rayan repete feito de Vini Jr e Rodrygo; Veja qual
A joia se tornou a quarta maior venda de um jogador brasileiro que nunca atuou pela seleção
Rayan, ex-vasco e agora do Bournemouth, da Inglaterra, se tornou a quarta maior venda de um jogador que nunca atuou pela seleção
Rio de Janeiro, RJ, 26 – Ver jovens jogadores brasileiros movimentarem grandes cifras ainda na primeira transferência da carreira, deixando o país rumo ao exterior, não é novidade. Mas o fenômeno segue raro quando a promessa negociada sequer estreou pela seleção principal.
NOVIDADE! Futebol Interior agora está nos Canais do WhatsApp. Participe agora!
Levantamento do Somos Fanáticos descobriu que Rayan, contratado como reforço do Bournemouth, da Inglaterra, se tornou a quarta maior venda de um jogador brasileiro que nunca atuou pela seleção, repetindo feito de jogadores do nível de Vini Jr e Rodrygo.

A NEGOCIAÇÃO
O jogador, de apenas 19 anos, foi vendido pelo Vasco ao Bournemouth por 35 milhões de euros (aproximadamente R$220 milhões). Sem nunca ter sido convocado por Carlo Ancelotti ou qualquer outro técnico do Brasil anterior, movimenta cifras astronômicas sem sequer ter a Amarelinha no currículo, feito que jogadores como Estêvão, Endrick, Gabriel Jesus e Lucas Paquetá não conseguiram.
RODRYGO E VINI LIDERAM
No topo da lista, o “Raio” santista estabeleceu o padrão de ouro na temporada 19/20. Vendido ao Real Madrid, Rodrygo seguiu os passos de Neymar, mas com uma valorização ainda mais acelerada. O clube espanhol garantiu sua contratação assim que ele atingiu a maioridade, apostando em sua técnica refinada. Hoje, ele é peça fundamental no ataque merengue e titular constante da Seleção, justificando cada centavo do investimento recorde.
Empatado com Rodrygo, Vini Jr foi o precursor dessa nova era de vendas astronômicas. Negociado pelo Flamengo na temporada 18/19, Vini Jr. sequer tinha se firmado como titular absoluto do Rubro-Negro quando o Real Madrid decidiu pagar sua multa rescisória. Anos depois se sagrou melhor do mundo pela Fifa, confirmando que o Real acertou em pagar tanto por um jogador que sequer havia sido convocado para a seleção.
QUEM NÃO “DEU CERTO”
Movimentos como o do Real Madrid, com Rodrygo e Vini Jr, e como o do Bournemouth, com Rayan, não deixam de ser arriscados, uma vez que uma convocação para a seleção brasileira principal serve de indício de que o jovem jogador tem condições de se firmar entre os jogadores de mais alto nível.
O levantamento descobriu que atrás do agora ex-vascaíno aparecem nomes como Reinier, Arthur, Alexandre Pato e Yuri Alberto, jogadores nos quais clubes europeus se dispuseram a investir altas cifras antes mesmo de terem sido convocados para a seleção e que não conseguiram grandes feitos no Velho Continente.
As dez maiores vendas de jogadores brasileiros sem passagens pela seleção*:
1 – Vini Jr (Real Madrid, 18/19): 45 milhões de euros
2 – Rodrygo (Real Madrid, 19/20): 45 milhões de euros
3 – Vitor Reis (Manchester City, 24/25): 37 milhões de euros
4 – Rayan (Bournemouth, 25/26): 35 milhões de euros
5 – Arthur (Barcelona, 18/19): 31 milhões de euros
6 – Reinier (Real Madrid, 19/20): 30 milhões de euros
7 – Yuri Alberto (Zenit, 21/22): 25 milhões de euros
8 – Alexandre Pato (Milan, 07/08): 24 milhões de euros
9 – Luís Guilherme (West Ham, 24/25): 23 milhões de euros
10 – Lucas Severino (Rennes, 01/02): 21,3 milhões de euros
* Valores extraídos do site especializado Transfermarkt.





































































































































