CATARINENSE: Chapecoense nas quartas e Figueirense no 'grupo da morte'
Chapecoense aplica goleada histórica enquanto Figueirense decepciona e disputará a permanência
Confira o resumo da 6ª rodada do Catarinense 2026: Chapecoense faz 6 a 0, Figueirense vai lutar contra a queda e confrontos das quartas definidos. Veja detalhes.
Florianópolis, SC, 25 (AFI) – Uma tarde de definições dramáticas e placares elásticos marcou o fechamento da fase de grupos do Campeonato Catarinense 2026. Em uma 6ª rodada eletrizante, a Chapecoense atropelou o Joinville para carimbar sua vaga com autoridade, enquanto o tradicional Figueirense vacilou em casa e terá que lutar contra o rebaixamento no temido quadrangular final.
COMO FICA?
Com o encerramento da 6ª rodada, os confrontos das Quartas de Final estão definidos:
- Brusque (1ºA) x Concórdia (4ºA)
- Avaí (2ºA) x Camboriú (3ºA)
- Santa Catarina (1ºB) x Barra (4ºB)
- Chapecoense (2ºB) x Criciúma (3ºB)
Na parte de baixo da tabela, o drama é real. Marcílio Dias, Joinville, Figueirense e Carlos Renaux disputarão o Quadrangular do Rebaixamento.
QUARTAS DE FINAL
Todo o mata-mata será realizado em dois jogos. O mando de campo da segunda partida pertence sempre à equipe de melhor campanha geral. Em caso de empate no placar agregado, a decisão vai para os pênaltis. Além da briga pelo título, vale lembrar que os três primeiros colocados do Estadual garantem vaga direta na Copa do Brasil 2027.
QUADRANGULAR DO REBAIXAMENTO
Os dois últimos colocados de cada chave formam um grupo único na luta pela permanência. Diferente do mata-mata, aqui o sistema é de pontos corridos, e o regulamento é implacável: apenas o líder do quadrangular se salva da degola.
Os outros três participantes serão automaticamente rebaixados, para que o campeonato tenha 10 participantes em 2027. Em caso de igualdade na pontuação, os critérios de desempate priorizam, sucessivamente, o número de vitórias, saldo de gols e gols marcados.
DETALHES SOBRE OS JOGOS
MASSACRE NA ARENA CONDÁ
O grande destaque da rodada foi a Chapecoense, que não teve piedade do Joinville e aplicou um sonoro 6 a 0 na Arena Condá. O atropelo começou cedo, aos 14 minutos, com um gol contra de Da Silva. Rafael Carvalheira ampliou aos 35. No segundo tempo, o Verdão do Oeste transformou a vitória em goleada: Marcinho marcou duas vezes (14’ e 19’), Carvalheira fez o seu segundo aos 22’ e João Vitor fechou a conta aos 41’. Com o resultado, a Chape saltou para a vice-liderança do Grupo B.
DRAMA DO FIGUEIRA E BARRA IMPLACÁVEL
No Orlando Scarpelli, o torcedor do Figueirense viveu uma tarde de frustração. O Alvinegro apenas empatou em 1 a 1 com o Camboriú. Reginaldo abriu o placar para os visitantes aos 46’ do primeiro tempo, e Igor Bolt empatou aos 15’ da etapa final, mas a reação parou por aí. O tropeço, somado aos outros resultados, empurrou o Figueira para o 5º lugar do Grupo B, condenando o clube ao quadrangular do rebaixamento.
Já em Itajaí, no Gigantão das Avenidas, o Barra deu um show de eficiência e goleou o Concórdia por 5 a 1. Geovany Soares e Renan Bernabé (duas vezes) construíram a vantagem no primeiro tempo. Na etapa final, Saymon também balançou as redes duas vezes para selar a classificação do Pescador.
JOGOS DE MUITOS GOLS EM CRICIÚMA E BRUSQUE
Em um duelo de gigantes já classificados, Criciúma e Brusque fizeram um jogo bem movimentado no Heriberto Hülse, terminando em 3 a 3. Após sofrer gol de Clinton, o Tigre virou com Nicolas e Diego Gonçalves. O Quadricolor virou novamente com Milhorim e Álvaro, mas Jhonata Robert deixou tudo igual.
O Marcílio Dias também venceu, mesmo fora de casa, batendo o Carlos Renaux por 4 a 2 no Arena Simon, garantindo confiança para a próxima fase. Por fim, o Santa Catarina confirmou a liderança geral ao vencer o Avaí por 3 a 1 no Alfredo Krieck, com gols de Galdino, Adriel e Alex Gonçalves.
RESULTADOS DA ÚLTIMA RODADA DO CATARINENSE:































































































































