TOQUE DE BOLA

SÉRGIO CARVALHO

São Paulo ou Cruzeiro? Quem leva a Copa São Paulo?

São Paulo e Cruzeiro chegam à grande decisão de forma invicta. E têm tudo para fazer uma grande final nesta manhã no Pacaembu.

O São Paulo só empatou um jogo (contra o Red Bull Bragantino 1x1), pelas oitavas de final da competição, mas garantiu sua permanência

Foto: Divulgação / São Paulo
Foto: Divulgação / São Paulo

Por SÉRGIO CARVALHO

São Paulo, SP, 24 (AFI) – Com o “velho” mas super reformado estádio do Pacaembu superlotado, São Paulo e Cruzeiro, de Belo Horizonte, decidem na manhã deste domingo, 25 de janeiro, a partir das 11 horas, o título de mais uma Copa São Paulo de Futebol Júnior, a chamada Copinha.

As campanhas dos dois para chegar a essa decisão foram brilhantes. O São Paulo só empatou um jogo (contra o Red Bull Bragantino 1×1), pelas oitavas de final da competição, mas garantiu sua permanência no torneio na cobrança de pênaltis.

Em oito jogos disputados, o Tricolor venceu 7 e empatou 1. Marcou 25 gols e sofreu 5. Tem saldo positivo de 20 gols.  O Cruzeiro por sua vez, venceu todos os seus jogos. Marcou 20 gols e sofreu 4. Saldo positivo de 16.

CINCO CONTRA UM EM TÍTULOS

Até hoje, o Tricolor paulistano ganhou cinco vezes esse torneio. O Cruzeiro ganhou uma vez. Como se percebe, será um confronto entre dois clubes experientes, que fizeram ótima campanha na Copinha deste ano e que, merecidamente chegaram a disputa do título.

Numa análise fria, diria que o São Paulo, por jogar ao lado de sua torcida e ter um time tecnicamente um pouco superior ao de seu adversário deste domingo, leva algum favoritismo. Mas o Cruzeiro não pode ser deixado de lado. Tem méritos e pode surpreender o São Paulo nesta partida decisiva. Vamos aguardar.

CORINTHIANS É SUPER CAMPEÃO

O Corinthians foi o clube que mais venceu esse torneio deste que a Copinha existe. O alvinegro paulista foi onze vezes campeão desta competição. Em segundo lugar estão São Paulo, Fluminense e Internacional, de Porto Alegre, 5 vezes cada.

O Flamengo ganhou 4 vezes.  Santos, Ponte Preta, de Campinas, e Atlético Mineiro, 3. Palmeiras, Nacional, da capital e Portuguesa de Desportos, 2. 

Juventus, da capital Cruzeiro, Vasco da Gama, Guarani, de Campinas, América MG, Marilia, Paulista, de Jundiaí, Roma, Santo André e Figueirense, uma vez cada um.

SÃO PAULO TENTA O BI SEGUIDO

O São Paulo foi o campeão da Copinha de 2025. Na manhã deste domingo tenta ser bi e chegar ao sexto título deste torneio. Como curiosidade, São Paulo e Cruzeiro já disputaram uma final em 2007 (dezenove anos atrás!). No tempo normal, houve empate em 1 a 1. Na cobrança de pênaltis, o Cruzeiro sagrou-se campeão por 6 a 5. Foi o único titulo do time azul de Minas nesta competição.

No texto acima, eu disse que o São Paulo terá a torcida à seu favor no jogo deste domingo contra o Cruzeiro. Terá mesmo. Na decisão do ano passado a torcida tricolor já compareceu em massa.

Neste momento, ainda mais motivada, deverá encher as arquibancadas do Pacaembu na manhã deste DOMINGO. Pelo que soube, torcedores do Cruzeiro também estarão em São Paulo, mas num número muito inferior ao do clube da capital paulista.