GAÚCHO: No domingo, GRE-NAL é o destaque da rodada
Depois de mesclarem times, rivais chamam a "cavalaria" para o grande jogo do campeonato
Neste final de semana começa a quinta rodada do Campeonato-Gaúcho e às 20h, no Beiro Rio, Inter e Grêmio se enfrentam
Porto Alegre, RS, 23 (AFI) – Em reta final e com clima de muita tensão e definição, neste final de semana começa mais uma rodada do Campeonato Gaúcho. É a penúltima da primeira fase, ou seja, a briga para a classificação e contra o rebaixamento segue a todo vapor. A grande atração fica por conta do clássico que divide e para o estado, Inter e Grêmio irão ter o primeiro grande teste no ano.
NOVIDADE! Futebol Interior agora está nos Canais do WhatsApp. Participe agora!
GRE-NAL
Depois de usarem times mistos ao longo da competição, poupar jogadores e irem fazendo ajustes nos jogos menores, os times irão enfim usar tudo que tem de melhor para o clássico que acontece no Estádio Beira Rio, às 20h, no domingo. Os colorados são líderes do Grupo A e em quatro partidas, venceu três e perdeu uma, somando nove pontos. Campanha idêntica do rival, que também lidera o Grupo B do outro lado.
O jogo de número 449 entre os times terá uma pitada especial: Pela primeira vez em 116 anos de clássico, ambos os times serão treinados por técnicos estrangeiros ao mesmo tempo. Do lado colorado, estará o uruguaio Paulo Pezzolano. Do gremista, o português Luís Castro.
Por ser início de temporada, é difícil analisar taticamente os times, que ainda estão variando e testando muito, mas depois de poupar nos últimos jogos, as equipes devem vir a campo com:
Inter: Rochet; Bruno Gomes, Félix Torres, Mercado e Bernabei; Ronaldo (Villagra), Paulinho, Vitinho, Alan Patrick e Carbonero; Borré
Grêmio: Weverton, Marcos Rocha, Gustavo Martins, Wagner Leonardo e Marlon; Arthur, Tiaguinho, Tetê, Cristaldo e Amuzu; Carlos Vinicius.
FALA, PROFESSORES!
Luís castro evitou falar sobre o clássico após a vitória em Bagé, diante do Guarany, mas comentou sobre os jogadores estarem á disposição:
“Todos os jogadores estão em condições de poder integrar a equipe a qualquer momento nesta altura da temporada. Uns melhores, outros piores, porque não estão todos ao mesmo nível ainda, porque é normal em uma pré-temporada isso acontecer, mas toda a equipe está pronta para enfrentar o próximo jogo” afirmou.
Já Pezzolano não minimizou a importância do clássico:
“O mais importe é o domingo. Sabemos o que significa um Gre-Nal para o torcedor. Nós vamos colocar o que tiver de melhor no domingo. Não quer dizer que sejam eles (os que jogaram na última quarta). Agora, é 100% no próximo jogo, mas nosso pensamento é a médio e a longo prazo”, comentou o uruguaio após a vitória no Beira-Rio.
REGULAMENTO
As doze equipes foram separadas em dois grupos por meio de sorteio. Na fase inicial, os seis times de um grupo enfrentam os seis do outro, resultando em seis jogos para cada equipe. Ao fim dessa etapa, os quatro melhores colocados de cada grupo garantem vaga nas quartas de final. Já os dois últimos de cada chave se reúnem para disputar o quadrangular do rebaixamento, em sistema de turno e returno, com todos jogando entre si.
Nas quartas de final, os confrontos ocorrem entre equipes do mesmo grupo: o primeiro colocado encara o quarto, enquanto o segundo enfrenta o terceiro, em partida única, com mando de campo do time de melhor campanha. As quatro equipes eliminadas nessa fase passam a disputar a Taça Farroupilha, que concede uma vaga na Copa do Brasil de 2027.
As semifinais e a decisão, assim como os jogos da Taça Farroupilha, serão realizadas em partidas de ida e volta. O direito de decidir em casa será do clube com melhor campanha no somatório das fases. O cruzamento das semifinais será definido pela classificação geral, levando em conta os resultados da primeira fase e das quartas de final.
































































































































