Fórmula 1: Por que equipes estão desistindo dos primeiros testes da temporada?
Williams, Aston Martin e McLaren optaram por focar ao máximo no desenvolvimento do carro e irão pular um ou dois dias de atividade
Williams, Aston Martin e McLaren não irão participar dos primeiros dias de testes da temporada, em Barcelona
A Atlassian Williams divulgou, nesta sexta-feira, 23, que não realizará os seus primeiros testes da temporada de 2026 da Fórmula 1. A atividade acontecerá em Barcelona, na Espanha, na próxima semana.
De acordo com um comunicado publicado pela equipe nas redes sociais, a medida foi tomada por conta de um atraso no lançamento do novo carro da categoria.
NOVIDADE! Futebol Interior agora está nos Canais do WhatsApp. Participe agora!
O MOTIVO
“A Atlassian Williams F1 Team decidiu não participar do teste de shakedown da próxima semana em Barcelona, em razão de atrasos no programa do FW48, enquanto continuamos a buscar o máximo desempenho do carro”, escreveu o time britânico.
“Em vez disso, a equipe realizará uma série de testes na próxima semana, incluindo um programa de VTT com o carro de 2026, como preparação para o primeiro teste oficial no Bahrein e para a primeira corrida da temporada em Melbourne”, completou.
ASTON MARTIN
Além disso, segundo o jornal espanhol Marca, a Aston Martin é outra equipe que teve problemas neste início de ano. O time britânico ficará de fora do primeiro de dia de testes, que será realizado na próxima segunda-feira, 26, no Circuito da Catalunha.
De acordo com as regras da FIA (Federação Internacional de Automobilismo), cada equipe poderá testar seus carros no circuito somente em três dos cinco dias disponíveis.
O Marca também revelou que a Aston Martin optou por colocar o veículo AMR26 na pista apenas depois dos primeiros dias de testes. O portal não confirma se a decisão foi por motivos técnicos ou apenas por estratégia.
OS CAMPEÕES
Andrea Stella, chefe da McLaren, falou que os atuais campeões da F-1 não devem estar presentes no início dos testes em Barcelona.
“Planejamos começar os testes no segundo ou no terceiro dia, portanto não iremos testar no primeiro dia. Quisemos nos dar o máximo de tempo possível para o desenvolvimento (do carro), porque cada dia de desenvolvimento, cada dia de projeto, acrescentava um pouco de desempenho”, declarou Stella em entrevista ao portal inglês BBC.
Ele também falou sobre a dificuldade de atender as novas regras da FIA para a temporada, que aborda de motores à pneus.
“Houve tanto trabalho por trás do projeto, da concepção e da construção dos carros de 2026, que é algo quase sem precedentes. Nunca antes houve uma mudança tão grande e simultânea de chassi, unidade de potência e pneus”, finalizou Andrea.
Confira também:
Noticias Relacionadas
-
Fórmula 1
Alpine lança novo carro de olho na temporada 2026 da Fórmula 1
23/01/2026 -
Fórmula 1
Ferrari apresenta o SF-26, carro para a disputa da temporada 2026
23/01/2026 -
Fórmula 1
Mercedes divulga imagens do W17, carro para a temporada de 2026
22/01/2026 -
Fórmula 1
Fórmula 1: Audi apresenta carro de Gabriel Bortoleto para a temporada
20/01/2026





































































































































