Fábio Matias valoriza triunfo e boa atuação da Portuguesa no Morumbi
A Portuguesa volta a campo na segunda-feira (26), às 20h, no Canindé, para enfrentar o Guarani
O resultado encerrou um tabu que durava desde 7 de outubro de 2013, quando a Lusa superou o Santos por 3 a 0, no Canindé, com dois gols de Gilberto e um de Luis Ricardo
São Paulo, SP , 23 (AFI) – A Portuguesa voltou a vencer um clássico após mais de 12 anos ao derrotar o São Paulo no Morumbi, na noite desta quarta-feira (21), pela quarta rodada do Paulistão.
O resultado colocou fim a um tabu que durava desde 7 de outubro de 2013, quando a Lusa superou o Santos por 3 a 0, no Canindé, com dois gols de Gilberto e um de Luis Ricardo. Desde então, haviam sido 18 confrontos contra Corinthians, Palmeiras, Santos e São Paulo sem vitórias.
FALA, PROFESSOR
Após a partida, o técnico Fábio Matias valorizou a postura da Portuguesa no clássico, mesmo atuando fora de casa, e destacou a identidade construída pela equipe, além dos números alcançados durante o jogo.
“Nós viemos aqui para jogar. Viemos para fazer o nosso jogo e manter uma identidade, como sempre falamos. Uma identidade de equipe. Mostramos isso também no jogo contra o Palmeiras, que é um adversário muito forte”, afirmou o treinador.
Ele ainda ressaltou a importância da sequência de jogos para a evolução do time.
“Precisávamos de jogos seguidos para que a equipe ganhasse mais condição na parte de jogo e de construção. Hoje, no primeiro tempo, chegamos a ter cerca de 70% de posse de bola, com uma troca de passes consistente e um número elevado de finalizações”, completou.
19 FINALIZAÇÕES
O treinador destacou a força ofensiva da Portuguesa no clássico disputado no Morumbi.
“Se pegarmos os dados finais da partida, mesmo com o São Paulo nos pressionando, tivemos 19 finalizações no jogo. É um número muito alto para um clássico, ainda mais na casa do adversário. Internamente, no clube, a vitória não é surpresa. Talvez para a torcida e para a imprensa, que ainda desconfiam em relação às contratações e ao trabalho”, analisou.
PÉS NO CHÃO
Apesar do triunfo histórico, Fábio Matias pregou cautela e reforçou que o principal objetivo da Portuguesa segue sendo a permanência na elite do futebol paulista.
“Isso prova que estamos no caminho certo, mas ainda não conquistamos nada. O nosso foco continua sendo a permanência na Série A do Campeonato Paulista. É a mesma batalha, a mesma luta. Precisamos manter os pés no chão e controlar a expectativa, como aconteceu no jogo contra o Palmeiras. Depois, veio a derrota no jogo seguinte, não tanto pela atuação, mas pelo resultado”, ponderou.
ACREDITAVA NA VITÓRIA
O treinador afirmou que o resultado no Morumbi não foi surpresa para o elenco.
“Talvez pela forma como jogamos, a vitória tenha superado a expectativa externa. É isso que queremos seguir fazendo. O próximo jogo será difícil, em casa, e vamos novamente buscar os três pontos, que são muito importantes para a nossa permanência na Série A do Campeonato Paulista”, disse.
FOCO NO GUARANI
Já projetando a sequência do Paulistão, Fábio Matias garantiu que o trabalho segue intenso e que o planejamento para o próximo compromisso já começou.
“Não tem descanso. Eu até dei uma folga programada para os atletas, mas o trabalho não para. Já estamos pensando no jogo contra o Guarani, fazendo avaliações, revisões e ajustes necessários. Estou aqui falando com vocês, mas já pensando no próximo adversário”, afirmou.
SITUAÇÃO E PRÓXIMOS JOGOS
A Portuguesa volta a campo na segunda-feira (26), às 20h, no Canindé, para enfrentar o Guarani. A equipe ocupa a sexta colocação do Campeonato Paulista de 2026, com seis pontos, somando duas vitórias, um empate e uma derrota.





































































































































