Cruzeiro pode vender lateral e mira ex-Botafogo como substituto

Com propostas por Kaiki e Kauã Prates, o Cruzeiro monitora Cuiabano, do Nottingham Forest. Diretoria avalia investida em caso de venda no setor.

33F22CD3 BD1D 4E5A A11F 4B36AB02FC6B
Cruzeiro avalia venda de Kaiki ou Kauã Prates e monitora Cuiabano, do Nottingham Forest, como possível reforço para a lateral esquerda.

Belo Horizonte, MG, 22 (AFI) – O mercado segue aquecido para o Cruzeiro no início da temporada, especialmente no setor defensivo. Com propostas na mesa pelos laterais Kaiki e Kauã Prates, a diretoria celeste já avalia cenários e mantém um nome em observação para possível reposição: Cuiabano, atualmente vinculado ao Nottingham Forest, da Inglaterra.

O clube mineiro acompanha de perto a situação do jogador de 22 anos, que tem passagens por Grêmio e Botafogo e ganhou projeção nacional após temporada de destaque em 2024.

SAÍDA EM AVALIAÇÃO NO ELENCO CELESTE

O Cruzeiro monitora com atenção as movimentações do mercado europeu sobre seus jovens laterais. O Como, da Itália, avançou nas conversas por Kaiki, enquanto o Borussia Dortmund, da Alemanha, acompanha de perto a situação de Kauã Prates, nascido em 2008.

No caso de Kaiki, a Raposa reduziu a pedida inicial, que era de 15 milhões de euros, e as negociações se intensificaram nos últimos dias. As partes estão mais próximas de um acordo, embora ainda não haja definição. Internamente, a diretoria trabalha com a possibilidade de ao menos uma saída no setor.

CUIABANO SURGE COMO OPÇÃO

Diante desse cenário, o nome de Cuiabano aparece como alternativa observada pelo Cruzeiro. Atualmente no Nottingham Forest, o lateral-esquerdo desperta interesse de outros clubes do futebol brasileiro, mas o clube inglês já sinalizou que só aceita negociá-lo em definitivo, descartando um empréstimo neste momento.

Contratado pelo Forest em setembro do ano passado após se destacar pelo Botafogo, Cuiabano chegou a ser cedido novamente ao clube carioca poucos dias depois, em um acordo pontual. Agora, em janeiro, o defensor tem trabalhado com a equipe sub-21 do Forest, focado na parte física.

Na última segunda-feira (19), o brasileiro atuou na vitória por 2 a 0 sobre o PSG, pela Premier League Internacional Cup, reforçando seu processo de adaptação ao futebol inglês.

TRAJETÓRIA E CARACTERÍSTICAS

Revelado pelo Grêmio, Cuiabano pode atuar tanto como lateral-esquerdo quanto mais avançado, como ponta pelo lado esquerdo. Após receber oportunidades no time principal do Tricolor, foi contratado pelo Botafogo em 2024.

Sob o comando de Artur Jorge, o jogador foi peça importante nas conquistas do Campeonato Brasileiro e da Copa Libertadores, ganhando projeção nacional e internacional. Pelo clube carioca, disputou 77 partidas, com dez gols e oito assistências. Já pelo Grêmio, foram 18 jogos, com dois gols e uma assistência.

CENÁRIO DEPENDE DE NEGÓCIO

Ainda conforme a apuração, o Cruzeiro só deve avançar por Cuiabano caso concretize a venda de um de seus laterais. A diretoria trabalha com cautela, avaliando o impacto financeiro e esportivo antes de formalizar qualquer investida.

Enquanto isso, o Como aguarda um desfecho por Kaiki, demonstrando otimismo por um acordo, mas ciente de que o clube mineiro busca garantir um substituto antes de bater o martelo.

O desfecho das negociações deve acontecer nos próximos dias, com o Cruzeiro atento ao mercado e pronto para agir caso o setor defensivo sofra alterações.