Votoraty anuncia Kike Andrade como técnico para a Segundona

Fundado em 2005, o Votoraty teve sua última participação em competições profissionais em 2010, ano marcante em sua história

Com uma trajetória de 16 anos à frente das categorias de base do Esporte Clube São Bento, além de passagens pelo time profissional, Kike Andrade chega com otimismo

Votoraty
Foto: Divulgação

Votorantim, SP , 14 (AFI) – O Votoraty Futebol Clube, oficialmente de volta ao cenário do futebol profissional em 2026, retorna às competições profissionais após 16 anos de ausência e já anunciou o treinador para a disputa do Campeonato Paulista da Segunda Divisão (Bezinha).

Conforme antecipado pelo Futebol Interior, Pedro Henrique Andrade, de 63 anos, será o técnico da equipe profissional. Com uma trajetória de 16 anos à frente das categorias de base do Esporte Clube São Bento, além de passagens pelo time profissional, Kike Andrade chega com otimismo, vasta experiência e profundo conhecimento dos atletas da cidade e da região.

CARREIRA

Kike Andrade foi o primeiro treinador da base do Tigre em 2005, ano de fundação do clube, período em que o Votoraty era comandado no time principal pelo ex-jogador do Santos, Zé Carlos (José Carlos dos Santos). Detentor da Licença A da CBF e em processo de obtenção da Licença Pró, comandou o São Bento na Copa Paulista de 2022, sendo eleito melhor técnico de rodadas da competição.

No Paulista Sub-20, manteve o São Bento na primeira divisão do torneio em 2025, ficando entre os 32 melhores clubes entre 94 participantes do Estado de São Paulo, além de colocar o clube entre os 16 melhores da categoria em 2024.

EM 2020

Na Copa São Paulo de Futebol Júnior de 2020, obteve a melhor campanha da história do clube, avançando em primeiro lugar em um grupo que contava com Coritiba, Portuguesa e CSA, sendo eliminado apenas na terceira fase.

Antes disso, o treinador — ex-meia do Derac e do São Bento — atuou por mais de dez anos na seleção sub-15 de Votorantim, levando a equipe a dois vice-campeonatos da Copa Brasil Sub-15.

“Estamos iniciando um trabalho de reestruturação do Votoraty. É um desafio para todos nós, e contamos com o apoio de Votorantim para isso. Será um trabalho de médio prazo, sabendo que a Bezinha cresceu muito, conta com equipes bastante competitivas e teremos um dos campeonatos mais difíceis pela frente”, afirmou ao Futebol Interior.

RECONSTRUÇÃO

Segundo a diretoria, o objetivo do projeto é reconstruir o Votoraty passo a passo, resgatar a identidade do clube e devolver ao torcedor votorantinense o orgulho de vestir a camisa, apoiar e torcer pelo Tigre de Concreto.

EM 2010

Fundado em 2005, o Votoraty teve sua última participação em competições profissionais em 2010, ano marcante em sua história, quando disputou a Copa do Brasil e o Campeonato Paulista da Série A2. O último jogo profissional do clube foi pela Copa do Brasil, diante do Grêmio, no Estádio Olímpico, em Porto Alegre.

Entre 2005 e 2010, o Tigre conquistou acessos consecutivos, saindo da quarta divisão até alcançar a Série A3 e, posteriormente, a Série A2, nos anos de 2009 e 2010. Após esse período, o clube passou um tempo em Ribeirão Preto e retornou nos anos mais recentes.

EM 2024

Já no início de 2024, o Votoraty retomou oficialmente suas atividades ao voltar a disputar competições de categorias de base organizadas pela Federação Paulista de Futebol, reforçando o compromisso com a formação de atletas e com o futuro do clube.

Segundo a direção, o retorno ao futebol profissional em 2026 está pautado em planejamento, responsabilidade e profissionalismo.

BEZINHA 2026

De acordo com a Federação Paulista de Futebol, o Conselho Técnico presencial da Segunda Divisão está marcado para o dia 11 de fevereiro. Além do Votoraty, participaram do primeiro encontro os clubes que podem disputar a Bezinha: Flamengo, Manthiqueira, América, Guarulhos, Santacruzense, Barcelona, Assisense, Catanduvense, Mauaense, Grêmio Osasco, Osasco Audax, Independente, Itaquaquecetuba, José Bonifácio, Mauá, Mogi Mirim, Olímpia, Paulínia, São Carlos, Matonense, Paulinense e União Mogi.