Pituaçu volta a receber jogos do futebol baiano após três anos

Jacuipense e Galícia solicitaram a mudança do mando de campo para a capital baiana

A liberação do Estádio de Pituaçu para receber jogos oficiais já provoca mudanças na programação do Campeonato Baiano

Pituaçu volta a receber jogos do futebol baiano após três anos (Foto: Divulgação)
Pituaçu volta a receber jogos do futebol baiano após três anos (Foto: Divulgação)

Salvador, BA, 13 (AFI) – A liberação do Estádio de Pituaçu para receber jogos oficiais já provoca mudanças na programação do Campeonato Baiano. Com a emissão do alvará municipal de funcionamento, dois confrontos da segunda rodada da competição tiveram seus locais alterados e passarão a ser disputados em Salvador.

NOVIDADE! Futebol Interior agora está nos Canais do WhatsApp. Participe agora!

As partidas entre Jacuipense e Vitória, que ocorreria na Arena Cajueiro, em Feira de Santana, e Galícia contra Juazeirense, inicialmente prevista para o Estádio Waldomiro Borges, em Jequié, foram transferidas para Pituaçu. A alteração foi definida após pedidos formais dos clubes mandantes à Federação Bahiana de Futebol.

Pituaçu volta a receber jogos do futebol baiano após três anos (Foto: Divulgação)
Pituaçu volta a receber jogos do futebol baiano após três anos (Foto: Divulgação)

LIBERAÇÃO DE PITUAÇU

Jacuipense e Galícia solicitaram a mudança do mando de campo para a capital baiana sob o argumento de que a atuação em Salvador facilita a logística e a preparação das equipes, já que ambos mantêm seus treinamentos na cidade. Com a regularização do estádio e a concordância dos adversários, a FBF autorizou a atualização da tabela.

A reabertura de Pituaçu ocorreu após a emissão do alvará municipal, último documento necessário para a regularização do equipamento esportivo. O processo teve aval da Secretaria Municipal da Fazenda e atendeu às exigências previstas na Portaria nº 55/2023 do Ministério do Esporte, em conformidade com a Lei Geral do Esporte. A retomada do estádio também foi viabilizada por um acordo entre o Ministério Público da Bahia e a Secretaria Estadual do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte.

ESTÁDIO ABANDONADO?

Apesar de o estádio ter capacidade legal para até 18 mil torcedores, a utilização inicial ocorrerá com restrição de público. O Laudo de Segurança da Polícia Militar da Bahia autoriza, neste momento, a presença de até 3 mil pessoas, limite que permanecerá válido até nova avaliação técnica dos órgãos responsáveis.

O processo de regularização incluiu o levantamento documental conduzido pela Superintendência de Desportos do Estado da Bahia, além da obtenção do Termo de Viabilidade Locacional e do Habite-se. Em dezembro de 2025, a autarquia também recebeu alvará específico para a realização de obras de recuperação estrutural e melhorias no estádio.

Com as mudanças, Pituaçu volta a sediar partidas da primeira divisão do Campeonato Baiano após três anos, retomando espaço no calendário do futebol estadual e ampliando as opções de praças esportivas disponíveis em Salvador.