Futebol pernambucano é destaque em longa brasileiro premiado

Náutico, Santa Cruz e Sport estão mencionados no filme "O Agente Secreto", que ganhou o Globo de Ouro e concorre para ir ao Oscar

Diretor pernambucano e torcedor do Náutico, Kléber Mendonça Filho faz menções ao Trio de Ferro em filme

Agente Secreto menciona futebol pernambucano
Náutico, Santa Cruz e Sport são citados em longa brasileiro (Foto: Reprodução)

Recife, PE, 12 (AFI) – O futebol pernambucano, apesar de estar em baixa no cenário nacional, teve grande destaque longe dos gramados. Neste domingo (11), o filme brasileiro “O Agente Secreto” foi nomeado o Melhor Filme em Língua Não Inglesa no Globo de Ouro, mencionando os três principais clubes do estado durante o período de Ditadura Militar no Brasil.

MÚLTIPLAS REFERÊNCIAS

Ambientado no Recife de 1977 em meio ao Carnaval, o longa de Kléber Mendonça Filho insere o futebol das mais diversas maneiras. Torcedor do Náutico, o diretor — que também atua — pernambucano surge em uma das cenas jogando futebol de botão com o personagem de Wagner Moura; uma das equipes é o Timbu.

Outras duas participações envolvem o Santa Cruz. A primeira destas é numa transmissão de rádio de um jogo da Cobra Coral pelo Campeonato Pernambucano, que acompanha a narrativa, enquanto a outra cita o Tricolor do Arruda quando Seu Alexandre, vivido pelo ator Carlos Francisco, promete pagar uma cerveja a um funcionário do histórico Cinema São Luiz em caso de vitória; promessa foi cumprida.

DEMAIS MOMENTOS

O Timba ressurge de forma mais discreta, assim como o Sport. Em uma destas sequências, crianças usam faixas alvirrubras na cabeça durante um bloco de Carnaval, que pode ser o Timbu Coroado. Já o Leão, por sua vez, aparece numa fotografia do time exposta na sala do Delegado Euclides, interpretado por Robério Diógenes.

Confira também: