Torcedor que deu cadeirada em jogador é condenado a 18 meses

Episódio aconteceu em maio de 2025 e provocou corte de 5cm na sobrancelha do atleta; Torcedor será preso e não poderá ir a estádio por pelo menos 10 anos

David Gowans jogou uma cadeira no gramado do Dundee United e atingiu o lateral Jack MacKenzie, à época no Aberdeen

Aberdeen
Jack Mackenzie saiu de campo de cadeiras de rodas - Foto: Reprodução

Campinas, SP, 12 (AFI) – Um torcedor do Aberdeen foi condenado a 18 meses de prisão por agredir o lateral-esquerdo Jack MacKenzie com uma cadeira, logo após o duelo entre Dundee e Aberdeen, válido pelo Campeonato Escocês em 17 de maio de 2025. A agressão ocorreu quando o jogador se dirigia à torcida visitante, após derrota que tirou o Aberdeen das competições europeias.

NOVIDADE! Futebol Interior agora está nos Canais do WhatsApp. Participe agora!

O golpe provocou um corte de 5 cm na sobrancelha esquerda e uma escoriação do mesmo tamanho abaixo do olho do atleta, que precisou deixar o gramado do Dundee United de cadeira de rodas. O agressor, David Gowans, fazia parte de um grupo radical do clube e admitiu culpa ainda em outubro do ano passado.

A SENTENÇA

O tribunal de Dundee anunciou a sentença nesta segunda-feira. Na decisão, o juiz afirmou: “Suas ações foram egoístas, estúpidas, perigosas e totalmente irresponsáveis. Você deveria saber que, ao arremessar esse objeto, ele poderia atingir alguém. Se você não considerou essa possibilidade, o nível de imprudência é estarrecedor. Não há alternativa razoável à pena de prisão. Ela é necessária devido à gravidade deste crime, para puni-lo adequadamente, para expressar a reprovação pública a esse comportamento e para dissuadir outros de agirem da mesma forma.”

Além da prisão, Gowans foi banido dos estádios pelo Aberdeen para sempre e não poderá comparecer a jogos de futebol por pelo menos dez anos, conforme determinação do tribunal escocês.

DEFESA DO AGRESSOR

Segundo a defesa, Gowans estava embriagado no momento da confusão. Seu advogado declarou que o torcedor se sente extremamente envergonhado por decepcionar a si mesmo e ao clube do coração.

Confira também: