PAULISTÃO: Primeira rodada com novo formato e clássicos regionais

Paulistão 2026 começa neste sábado com novo formato, inspirado na Champions League, e jogos de São Bernardo, Santos, Guarani e Palmeiras.

IMG 7339
Com novo formato e menos datas, Estadual abre temporada com jogos espalhados pelo sábado.

Campinas (SP), 9 de janeiro (AFI) – O Campeonato Paulista de 2026 começa oficialmente neste final de semana trazendo mudanças significativas no formato da competição. Inspirado no modelo da UEFA Champions League, o Estadual precisou se adaptar à redução no número de datas imposta pela reformulação do calendário do futebol brasileiro promovida pela CBF. Agora, o torneio será disputado em 12 datas — três a menos que em edições anteriores — e dividirá atenções com o Campeonato Brasileiro a partir do dia 28 de janeiro.

A primeira rodada será aberta neste sábado (10), com quatro partidas envolvendo equipes tradicionais e estreantes, marcando o pontapé inicial da temporada estadual mais tradicional do país.

SÃO BERNARDO ABRE O PAULISTÃO DIANTE DO CAPIVARIANO

O jogo inaugural do Paulistão 2026 será entre São Bernardo e Capivariano, às 15h (de Brasília), no Estádio Primeiro de Maio. Após três meses sem atuar, o Tigre do ABC volta a campo embalado pela recente classificação à Série B do Campeonato Brasileiro.

Do outro lado, o Capivariano inicia a temporada mais aguardada de sua história recente. De volta à elite estadual após sete anos, o Leão de Capivari disputa o Paulistão pela terceira vez, após participações em 2015 e 2016, e busca surpreender logo na estreia.

SANTOS ESTREIA NA VILA COM POSSÍVEL REESTREIA DE GABIGOL

Às 16h, o Santos entra em campo na Vila Belmiro para enfrentar o Novorizontino. A partida marca o início da temporada do Peixe e pode ter um ingrediente especial: a reestreia de Gabigol com a camisa alvinegra, principal contratação do clube para 2026.

O atacante treinou normalmente ao longo da semana e deve começar entre os titulares. Neymar, por outro lado, segue em recuperação de uma artroscopia no joelho esquerdo e não será relacionado, com retorno previsto apenas para o fim do mês.

GUARANI E PRIMAVERA ESCREVEM CAPÍTULO INÉDITO

Em Campinas, Guarani e Primavera-SP se enfrentam às 18h30, no Brinco de Ouro da Princesa, em um duelo inédito entre as equipes principais. Apesar da proximidade geográfica — pouco mais de 30 quilômetros separam Campinas de Indaiatuba —, os clubes jamais haviam se encontrado em competições oficiais de elite.

O Bugre, campeão brasileiro de 1978 e presença tradicional no Paulistão, inicia a temporada após campanha na Série C. Já o Primavera vive um momento histórico: aos 99 anos de existência, o clube faz sua estreia na primeira divisão do futebol paulista.

PALMEIRAS FECHA O SÁBADO NO CANINDÉ

Encerrando o sábado de Paulistão, a Portuguesa recebe o Palmeiras às 20h30, no Canindé. Após um 2025 turbulento, o Verdão inicia a nova temporada ainda em processo de reconstrução e com pouco tempo de preparação, fato que rendeu críticas públicas do técnico Abel Ferreira.

A Lusa, por sua vez, trabalha focada no Estadual desde novembro e aposta no entrosamento e no apoio da torcida para largar bem. O meia Gabriel Pires é o principal destaque da equipe rubro-verde. Pelo lado palmeirense, Marlon Freitas deve fazer sua estreia, enquanto Lucas Evangelista, Paulinho e Felipe Anderson seguem fora.

PÓS-JOGO
COR
Corinthians
3 0
PON
Ponte Preta
PRÉ-JOGO
MIR
Mirassol
1 0
SAO
São Paulo
PÓS-JOGO
NOR
Noroeste
0 1
RBB
Red Bull Bragantino
PÓS-JOGO
VEL
Velo Clube
0 0
BOT
Botafogo
PÓS-JOGO
POR
Portuguesa
0 1
PAL
Palmeiras
PÓS-JOGO
SAN
Santos
2 1
NOV
Novorizontino
PÓS-JOGO
SBE
São Bernardo
4 0
CPV
Capivariano