Revelação do Real Brasília estreia no Candangão contra o Gama
Atleta vem treinando e realizou toda a pré-temporada com seus companheiros, visando à sua estreia como profissional
Real Brasília aposta no talento de Ian Brito, meia que foi fundamental na campanha do clube no Campeonato Candango Sub-17
Brasília, DF, 09 (AFI) – O Real Brasília-DF está pronto para a estreia no Campeonato Candango 2026 e terá pela frente, logo na primeira rodada, o Gama-DF, atual campeão estadual. O Leão do Planalto contará com a grande revelação do futebol brasileiro em 2025: o garoto Ian Brito, meia de apenas 16 anos.
PROMESSA
Ian Brito será a grande atração na estreia do Real Brasília diante do atual campeão Gama. O jovem meia assinou nesta semana seu primeiro contrato profissional com o clube, que estipulou uma multa rescisória de 10 milhões de euros. O atleta vem treinando e realizou toda a pré-temporada com seus companheiros, visando à sua estreia como profissional.
“É um grande sonho para qualquer atleta da minha idade poder fazer o primeiro jogo como profissional. Estou pronto para contribuir com meus companheiros, me entregando durante todo o jogo. Sabemos que vamos enfrentar o atual campeão fora de casa, mas trabalhamos muito para realizar uma grande campanha”, disse Ian Brito.
Para chegar ao clube, o garoto Ian Brito passou um bom tempo na Escola de Futebol Santos-DF, uma das principais referências de base no Distrito Federal e no Brasil. Ele foi descoberto pelos professores da escola, Betinho e Flávio, que já revelaram muitos atletas que atuam no futebol brasileiro e no exterior, como Ângelo Gabriel, ex-Santos e Chelsea, atualmente no Al-Nassr, de Cristiano Ronaldo, e Robert Renan, zagueiro do Vasco da Gama, entre outros grandes atletas.
MAIS SOBRE IAN BRITO
Ian Brito foi fundamental no Campeonato Candango Sub-17, ajudando o Real Brasília a chegar à semifinal. O garoto terminou como vice-artilheiro da competição, balançando as redes nove vezes. No total, entre todas as competições do ano, foram 11 gols e 12 assistências em 28 partidas, mostrando eficiência e regularidade no ataque.
O talento de Ian também apareceu em torneios de maior visibilidade, como a Supercopa Capital, enfrentando adversários tradicionais do futebol brasileiro, entre eles Fortaleza, Vila Nova e Guarani. Além disso, no Campeonato Goiano Sub-17, o meia-atacante deixou sua marca com um gol e três assistências. Ele ainda subiu de categoria para disputar a Copa Brasília Sub-20, onde anotou um gol em sua única partida.
OLHO NO GAROTO
Em 2023, Ian Brito teve a oportunidade de treinar durante 21 dias no Al-Nassr, da Arábia Saudita, conhecendo a estrutura de um dos clubes mais ricos do mundo. A experiência internacional rendeu olhares de equipes da segunda divisão saudita e também do Fundo de Investimento Público (PIF), responsável por grandes investimentos no futebol local.
Agora no elenco profissional, Ian Brito representa a força da base do Distrito Federal e se prepara para os próximos desafios no Real Brasília, seja no Candangão ou em possíveis negociações futuras, dentro ou fora do Brasil.





































































































































