Cruzeiro renova com Japa até 2030 e barra investida do Internacional

Volante, que se recuperou de lesão grave, terá chance entre os jovens no Campeonato Mineiro.

Japa amplia contrato com Cruzeiro até 2030 após interesse do Internacional e será usado no Mineiro.

Japa GustavoAleixo Cruzeiro
Japa renova com Cruzeiro. (Foto: Gustavo Aleixo/Cruzeiro)

Belo Horizonte, MG, 8 (AFI) – O Cruzeiro garantiu a permanência do volante Japa até o final de 2030, ampliando o contrato do jogador por mais três temporadas. O anúncio veio logo após o Internacional demonstrar interesse na contratação do atleta durante a última janela de transferências.

O meio-campista de 22 anos chegou a ser envolvido em uma possível negociação com o zagueiro Vitão, do Inter, que acabou fechando com o Flamengo. Mesmo assim, o Colorado procurou o clube mineiro para tentar levar Japa, mas as conversas não avançaram.

APOSTA NA BASE

Cria das divisões de base da Toca da Raposa, Japa já atuou até na lateral-esquerda, inclusive em clássico contra o Atlético-MG em 2023. Em 2024, ele disputou apenas cinco jogos, pois sofreu uma lesão séria no tendão da coxa esquerda durante treino no início do ano, escapando de cirurgia após decisão do departamento médico por tratamento conservador.

A recuperação foi longa, e o volante só voltou aos gramados onze meses depois, diante do Vitória, na 31ª rodada do Campeonato Brasileiro.

MINEIRO SERÁ OPORTUNIDADE

Agora, Japa será peça importante nas primeiras rodadas do Campeonato Mineiro, já que o Cruzeiro vai apostar em jovens e jogadores menos utilizados na temporada passada. O ex-treinador Leonardo Jardim comentou sobre o futuro do atleta:

“O Japa é um jogador muito interessante para nós. É um jovem jogador. Com certeza, para o próximo ano (2026), o clube tem que gerir bem a situação dele, se vai jogar ou não. Se não for jogar, precisa ser emprestado para jogar de forma que ele chegue ao nível que pode chegar.”

‘RECICLADO’, TITE DIZ ESTAR COM BOA AUTOESTIMA
E CONSCIENTE DAS AMBIÇÕES DO CRUZEIRO