PARANAENSE: Jogo único abre a edição de 2026

O campeonato será disputado com 12 equipes divididas em dois grupos, mas sem confrontos internos

O Operário-PR é o atual campeão do Campeonato Paranaense, título conquistado com vitória sobre o Maringá nos pênaltis.

Operário foi o campeão do Paranaense em 2025 - Foto: André Jonsson/OFEC
Operário foi o campeão do Paranaense em 2025 - Foto: André Jonsson/OFEC

Curitiba, PR, 05 (AFI) – Chegou a hora, torcedor! Nesta terça-feira (06), o Campeonato Paranaense 2026 terá seu pontapé inicial a partir das 20h, quando São Joseense e Galo Maringá se enfrentam na Arena da Baixada, em Curitiba, na abertura da primeira rodada.

O Operário-PR é o atual campeão do Campeonato Paranaense, título conquistado com vitória sobre o Maringá nos pênaltis. O Galo Maringá faturou a Segunda Divisão em cima do Foz do Iguaçu, que também conquistou o acesso à elite. A competição tem a cobertura completa do Portal FUTEBOL INTERIOR, que acompanha os jogos online no Placar ao Vivo e depois apresenta todos os comentários e noticiário completo.

NOVIDADE! Futebol Interior agora está nos Canais do WhatsApp. Participe agora!

OUTROS JOGOS

Após o duelo em Curitiba, a primeira rodada segue na quarta-feira (07), com mais três jogos. A partir das 19h, o Londrina recebe o Operário, no Estádio do Café, depois às 20h, se enfrentam Cianorte e Maringá. No último jogo do dia, o Coritiba estreia no Couto Pereira diante do Foz do Iguaçu. A abertura do estadual terá seu encerramento no dia seguinte, quando às 19h, o Cascavel recebe o Azuriz, e mais tarde, 20h30, o Athletico-PR visita o Andraus.

PARANAENSE COM NOVIDADES

O campeonato agora será disputado com 12 equipes divididas em dois grupos, mas sem confrontos internos: os clubes do Grupo A enfrentam os do Grupo B em turno único. Os quatro melhores de cada chave avançam às quartas de final, que seguirão no formato tradicional de ida e volta, assim como as semifinais e a decisão.

A FPF também confirmou que as inscrições serão ilimitadas durante toda a primeira fase, dando flexibilidade total aos clubes no mercado.

TORNEIO DE REBAIXAMENTO

Os quatro eliminados da primeira fase disputarão um “Torneio da Morte”, em confrontos diretos definidos pela campanha: 1º x 4º e 2º x 3º, também em ida e volta. Os dois perdedores desses duelos serão rebaixados à Segunda Divisão de 2027.

Como o Brasileirão de 2026 começará no dia 28 de janeiro, parte do estadual será simultânea ao nacional. Em caso de clubes paranaenses na Série A, finais de semana serão reservados ao Paranaense e os meios de semana ao Brasileirão.

TÉCNICOS DEFINIDOS

Além das novidades no regulamento, o torneio também terá novidades à beira do gramado. Favoritos ao título, Athletico e Coritiba voltarão a usar a equipe de aspirantes, por conta do calendário ainda mais apertado.

Confira todos os técnicos do Paranaense 2026:

Athletico – João Correia
Maringá – Rodrigo Chipp
Londrina – Allan Aal
São Joseense – Ageu Gonçalves
Cascavel – César Bueno
Foz do Iguaçu – Adriano Souza
Coritiba – PC de Oliveira/Fernando Seabra
Operário-PR – Alex de Souza
Cianorte – Rafael Ferro
Andraus – Claudemir Sturion Azuriz – Everson Cerisoli Galo Maringá – Emerson Cris

Confira também: