Tocantinense: Araguaína empata fora com TEC e é campeão
O Tourão do Norte, como é chamado o Araguaína, garantiu seu terceiro título estadual (2006, 2009 e 2025).
Araguaína é o último campeão estadual de 2025. Seu último título em Tocantins tinha sido em 2009. O Tocantinópolis ficou vice-campeão.
Por Reinaldo Cisterna
Palmas, TO, 30 (AFI) – O Araguaína voltou a conquistar o título do Campeonato Estadual de Tocantins após empatar em 1 x 1 com o Tocantinópolis (TEC), fora de casa, no Estádio Ribeirão, na tarde desta terça-feira (30). Com o resultado, o Tourão do Norte garantiu seu terceiro título estadual (2006, 2009 e 2025).
Na partida de ida, disputada no Estádio Mirandão, o Araguaína havia vencido por 2 x 1. Assim, com os dois resultados, o placar agregado da decisão terminou em 3 x 2 a favor da equipe araguainense.
O gol do Araguaína na final foi marcado por Ailton Júnior, aos 16 minutos do primeiro tempo. O TEC chegou ao empate com Marcos, aos 31 minutos da etapa final, mas o resultado foi insuficiente para reverter a vantagem do adversário.

O JOGO
O Tocantinópolis iniciou a partida tentando se impor, buscando o gol logo nos primeiros minutos. No entanto, o Araguaína mostrou maior equilíbrio, apostou nos contra-ataques e passou a controlar as ações do jogo.
A equipe visitante abriu o placar ainda na primeira etapa e criou outras oportunidades para ampliar, mas pecou nas finalizações.
Aos 10 minutos, o atacante Matheus Barbosa finalizou com perigo dentro da área, obrigando o goleiro Flávio a fazer grande defesa, salvando o Tourão do Norte.
Aos 16 minutos, Ailton Júnior recebeu passe de Gabriel Cassimiro, invadiu a área e finalizou no canto, sem chances para o goleiro Luciano Alves, abrindo o placar: 1 a 0 Araguaína.
Aos 20 minutos, o Tourão quase ampliou após falha da zaga do TEC. A bola sobrou para Gabriel Viana, que finalizou, mas o chute desviou na defesa e saiu para escanteio.
Já aos 32 minutos, Matheus Barbosa chegou a marcar para o TEC, porém o árbitro Marcos Mateus, bem posicionado, assinalou corretamente toque de mão do atacante e anulou o gol.
SEGUNDO TEMPO
Na volta do intervalo, o TEC partiu para o ataque em busca do empate. Aos 2 minutos, o atacante Murilo finalizou fraco, facilitando a defesa do goleiro Flávio. Aos 5 minutos, o Araguaína quase ampliou após um bate-rebate dentro da área.
O Tocantinópolis chegou ao empate aos 31 minutos do segundo tempo. Após cobrança de falta levantada na área por Dhonata, Marcos ganhou da defesa e finalizou de perna direita. O goleiro Flávio ainda fez duas defesas, mas, na segunda tentativa, a bola ultrapassou a linha do gol: 1 x 1.
Mesmo pressionado nos minutos finais, o Araguaína soube administrar o resultado, segurou o ímpeto do adversário e confirmou a conquista do título estadual.
FICHA TÉCNICA
-
Fase:
- Final
-
Rodada:
- 2ª rodada
-
Data:
- 30/12/2025
-
Árbitro:
- Marcos Mateus
-
Assistentes:
- Fábio Pereira e Cipriano Sousa
-
VAR:
- Rafael Fernando
-
Cartões Amarelos:
- Araguaína: Ailton Júnior, Yan, Gabriel Cassimiro, Flávio e Kelvin
- Tocantinópolis: João Paulo, Matheus Barbosa, Arthur e Macajuba
-
GOLS:
- Araguaína: Ailton Júnior 16/1T
- Tocantinópolis: Marcos 31/2T
-
Estádio:
- Estádio Ribeirão
-
Local:
- Tocantinópolis (TO)





































































































































