Acidente de Schumacher completa 12 anos com heptacampeão recluso
Família decidiu manter a privacidade e divulgar poucas informações sobre o ex-piloto, atualmente com 56 anos
Michael Schumacher bateu a cabeça enquanto esquiava e teve de ser levado às pressas para o hospital em dezembro de 2012
Campinas, SP, 29 – Nesta segunda-feira, completam-se 12 anos do acidente de Michael Schumacher, em uma estação de esqui de Méribel, na França. O heptacampeão de Fórmula 1 bateu a cabeça enquanto esquiava e teve de ser levado às pressas para o hospital. Desde então, poucas notícias são divulgadas sobre o estado de saúde do alemão, que ficou em coma por meses no início de sua recuperação.
ENTENDA
Desde o acidente, a família Schumacher optou por manter a privacidade e divulgar poucas informações sobre o ex-piloto, atualmente com 56 anos. O número de pessoas que podem ter contato com ele também é restrito.
Richard Hopkins, amigo de Schumacher, recentemente lamentou a falta de atualizações sobre o estado de saúde do alemão. “Acho que não o veremos novamente”, disse o ex-chefe de operações da Red Bull, em entrevista ao portal SPORTbible.
Em abril deste ano, a imprensa alemã noticiou que Schumacher viajou de helicóptero da Espanha, onde passa boa parte de seus dias, para a Suíça dias antes do nascimento de sua primeira neta, Millie, filha de Gina-Maria, que deu à luz em 29 de março. Gina é filha de Schumacher com Corinna, com quem está junto desde 1995. Além dela, Mick Schumacher, ex-piloto da Fórmula 1 e atualmente competindo em provas de Endurance da Federação Internacional de Automobilismo (FIA), é outro filho do casal.
MAIS DETALHES
Ainda em abril, o nome de Schumacher voltou à tona por causa de uma aparição simbólica. Ele contou com o auxílio de Corinna para assinar um capacete que foi utilizado por Jackie Stewart, lenda escocesa da Fórmula 1, durante uma volta de apresentação no Grande Prêmio do Bahrein. “Sua mulher o ajudou, e agora o capacete conta com a assinatura de todos os campeões ainda vivos”, disse o britânico à época.
Schumacher vive recluso e sob cuidados intensivos. Algumas das informações mais recentes indicam que, atualmente, o piloto não consegue mais falar. “Lamento que hoje falemos dele como se estivesse morto. Ele não está morto, está lá, mas não consegue se comunicar”, disse Pietro Ferrari, vice-presidente da empresa que leva seu sobrenome, em entrevista a um jornal italiano, em 2021.
RECUPERAÇÃO
Antes disso, em 2019, foi informado que o piloto teria passado por um tratamento experimental com células-tronco. O médico de Schumacher, no entanto, negou a informação. “Eu não faço milagres. Com minha equipe, não estamos fazendo nenhum experimento. É um termo abominável que não corresponde à minha visão do que é medicina”, afirmou Philippe Menasché a um jornal italiano.
Há também relatos sobre aparições do heptacampeão. Em 2024, Schumacher teria comparecido ao casamento de sua filha, Gina-Maria. Na cerimônia, porém, celulares foram proibidos.
FAMÍLIA FOI VÍTIMA DE CHANTAGEM
Em fevereiro de 2025, três homens foram presos por chantagem contra a família Schumacher. Os suspeitos exigiram 15 milhões de euros (mais de R$ 95 milhões, na cotação atual) para não divulgar fotos e vídeos privados do piloto. Os envolvidos também possuíam registros médicos do automobilista.
O Ministério Público informou, à época, que aproximadamente 900 fotos e 600 vídeos estavam em posse dos homens. Os arquivos foram confiscados, assim como os laudos médicos. Um disco rígido, porém, permaneceu desaparecido.
Noticias Relacionadas
-
Fórmula 1
Max Verstappen desembarca para virada no Rio de Janeiro
28/12/2025 -
Fórmula 1
FIA revela carro da F1 de 2026 em volta virtual pelas ruas de Mônaco
20/12/2025 -
Fórmula 1
Mercedes e Red Bull teriam encontrado brecha para tornar motor mais potente para F1 de 2026
19/12/2025 -
Fórmula 1
Após vice, Verstappen escolhe novo número para o Grid de 2026: 'Meu favorito'
18/12/2025





































































































































