Paulistão: Portuguesa inicia manutenção no gramado do Canindé
lém de melhorias no estádio, equipe de Fábio Matias foca em parte física e amistosos antes da estreia
A Portuguesa realiza manutenção intensiva no gramado do Canindé e vence jogos-treino contra Nacional e São José visando a estreia no Paulistão 2026.
São Paulo, SP, 28 (AFI) – O ano de 2025 está chegando ao fim, e a Portuguesa segue treinando forte visando a temporada de 2026, quando disputará o Campeonato Paulista e a Série D do Campeonato Brasileiro. Como parte do planejamento para o início da temporada, o gramado do Estádio do Canindé passa por um processo completo de manutenção, com foco em qualidade, segurança e desempenho.
Entre as intervenções realizadas estão o corte vertical, que remove o excesso de material orgânico acumulado entre os fios da grama e permite melhor respiração do gramado; a aeração, responsável por reduzir a compactação do solo e facilitar a absorção de água, oxigênio e nutrientes pelas raízes; a cobertura de areia, aplicada para auxiliar no nivelamento do campo, melhorar a drenagem e proteger o sistema radicular; e a adubação, etapa fundamental para a reposição de nutrientes, fortalecendo o gramado e garantindo maior resistência e uniformidade.
REFORMA NO GRAMADO
As melhorias têm como objetivo deixar o campo em condições ideais para a estreia da Portuguesa no Paulistão, marcada para o dia 10 de janeiro, diante do Palmeiras, no Canindé.
O trabalho busca assegurar que o gramado estaja apto e seguro, à altura do Clássico dos Imigrantes, que marca o início da caminhada da Lusa no Campeonato Paulista de 2026.
PRE-TEMPORADA
A Lusa vem seguindo uma programação intensa de treinamentos e jogos-treino. Na manhã de segunda-feira (22), sob forte calor no CT do Parque Ecológico do Tietê, a Portuguesa venceu o Nacional por 4 a 0, em partida dividida em dois tempos de 35 minutos.
Denis, Lohan, João Vítor e Cadorini marcaram os gols da equipe. Em seguida, a equipe completou a dobradinha de jogos-treino com vitória sobre o São José por 2 a 1, com dois gols de Renê.
VITÓRIAS EM AMISTOSOS
Antes do encerramento de 2025, a Portuguesa ainda realizará dois amistosos: contra o Suzano, na segunda-feira (29), e contra o Santo André, na terça-feira (30). A fase final da preparação para o Paulistão acontecerá entre os dias 2 e 7 de janeiro, em Guararema, cidade localizada a cerca de 80 quilômetros da capital paulista.
O técnico Fábio Matias destacou a importância dessa sequência de jogos e treinos:
“Estamos elevando a parte física para que a equipe sustente a intensidade por 90 minutos. Cada jogador precisa acumular de 70 a 100 minutos nesta reta final – hoje, amanhã e outra dobradinha na próxima semana. Assim, crescemos fisicamente, absorvemos o modelo de jogo e chegamos voando na estreia do Paulistão, dia 10 de janeiro, às 20h30, no Canindé, contra o Palmeiras. Será um teste de fogo em casa, e estamos trabalhando para surpreender.”
A estreia da Portuguesa no Campeonato Paulista está marcada para 10 de janeiro de 2026, às 20h30, contra o Palmeiras, no Estádio do Canindé.





































































































































