Luto! Morre Cida Guimarães bicampeã sul-americana de basquete com o Brasil
Cida foi pivô e defendeu as cores do Brasil sendo bicampeã sul-americana com a seleção feminina em 1954 e 1959
Assim como Mortari, a notícia foi divulgada pela Confederação Brasileira de Basquete (CBB), que não entrou em maiores detalhes sobre o quadro clínico da ex-jogadora
São José dos Campos, SP , 27 (AFI) – Depois da triste notícia da morte de Cláudio Mortari, o basquete brasileiro tem mais um motivo para ficar de luto. Maria Aparecida Cardoso Guimarães, a Cida Guimarães, morreu neste sábado (27) aos 95 anos, em São José dos Campos (SP). A causa da morte não foi revelada.
Assim como Mortari, a notícia foi divulgada pela Confederação Brasileira de Basquete (CBB), que não entrou em maiores detalhes sobre o quadro clínico da ex-jogadora.
Cida foi pivô e defendeu as cores do Brasil sendo bicampeã sul-americana com a seleção feminina em 1954 e 1959. Ela foi um dos nomes mais importantes para o País na modalidade, abrindo portas para o surgimento de novas gerações.
QUATRO FILHOS
Cida deixa quatro filhos, dentre eles, Cadum Guimarães, que defendeu a seleção brasileira masculina entre 1979 e 1992. Ele é um dos armadores mais importantes da história do basquete brasileiro, tendo como conquista mais importante os Jogos Pan-Americanos de 1987, quando o Brasil derrotou os EUA por 120 a 115, em Indianápolis, marcando a primeira derrota americana em casa. Cadum jogou ao lado de nomes importantes como Oscar, Marcel e Guerrinha.
“Cida iniciou a caminhada de uma família basqueteira, e é mãe do nosso querido Cadum Guimarães, Eduardo, Ângela e Márcia, além de irmã de Maria Helena Cardoso. Nossas condolências aos amigos e familiares. Cida é um exemplo de garra, talento e amor ao basquete e à vida!”, escreveu o perfil oficial da CBB no Instagram.
NAS REDES SOCIAIS
Também em suas redes sociais, Cadum divulgou informações sobre o sepultamento de Cida, em São José dos Campos. Seu velório teve início às 10 horas deste sábado (27), com o enterro marcado para as 17h30.
Noticias Relacionadas
-
Luto!
Luto! Fisiculturista morre aos 28 anos após infecção por bactéria 'devoradora de carne'
27/12/2025 -
Luto!
Quem foi a jovem ginasta que morreu aos 18 anos vítima de câncer
26/12/2025 -
Luto!
Luto! Morre ex-zagueiro de Atlético-MG, Cruzeiro e Vasco
26/12/2025 -
Luto!
Luto! Morre, aos 77 anos, técnico de grande destaque do basquete brasileiro
26/12/2025





































































































































