ESPECIAL SEGUNDONA: Tanabi vence o ECUS Suzano na final e conquista o título

Na grande final, o Tanabi não tomou conhecimento do ECUS Suzano e venceu os dois jogos da decisão

Essa conquista teve como pilares um elenco bem montado, o total apoio da diretoria alviverde e o comando de um técnico com uma ligação profunda com o clube e a cidade

Segundona
Foto: Rodrigo Corsi e Pedro Zacchi/Ag. Paulistão

Tanabi, SP , 25 (AFI) – O Campeonato Paulista da 2ª Divisão, mais conhecido como Bezinha ou Segundona, confirmou em 2025 o equilíbrio como sua principal marca. Ao longo das dez rodadas da primeira fase e de uma segunda fase disputada jogo a jogo, a competição definiu seus dois clubes promovidos à Série A4, além de apresentar campanhas consistentes e confrontos decididos nos mínimos detalhes.

Ao final, o Tanabi conquistou o título, enquanto o ECUS Suzano garantiu o acesso ao Paulistão A4 de 2026.

365h7XDL image

PRIMEIRA FASE

Na primeira fase, Tanabi, Guarulhos e ECUS Suzano terminaram na liderança de seus respectivos grupos, sustentando campanhas regulares, marcadas por solidez defensiva e bom aproveitamento nos confrontos diretos.

Os outros classificados foram Assisense, Independente de Limeira, Batatais, Mauaense e Mauá FC.

SEGUNDA FASE

A segunda fase começou pegando fogo, com o Tanabi na liderança de seu grupo, somando 14 pontos e invicto, seguido pelo Independente de Limeira, na segunda colocação, com 7 pontos.

No Grupo 5, o ECUS Suzano terminou na liderança com 12 pontos, empatado em pontuação com o Mauá FC, que ficou logo atrás.

SEMIFINAL

Nas semifinais, os quatro melhores clubes da competição protagonizaram dois confrontos de alto nível. O ECUS Suzano empatou as duas partidas em 1 a 1 diante do Mauá FC e, por ter feito a melhor campanha nas fases anteriores, garantiu o acesso ao Paulistão da Série A4 e, de quebra, assegurou vaga na grande final.

Na outra semifinal, após dois jogos bastante disputados — um empate em 1 a 1 fora de casa e uma vitória por 1 a 0 como mandante —, o Tanabi conquistou o acesso e também confirmou presença na decisão da competição.

FINAL

Na grande final, o Tanabi não tomou conhecimento do ECUS Suzano e venceu os dois jogos da decisão. A primeira partida, disputada fora de casa, no Estádio Francisco Marques Figueira, em Suzano, terminou com vitória por 2 a 0.

Já no confronto de volta, no Estádio Alberto Victolo, o Tanabi venceu por 1 a 0, garantindo o título do Paulistão da Segunda Divisão de 2025.

TÉCNICO CAMPEÃO

Essa conquista teve como pilares um elenco bem montado, o total apoio da diretoria alviverde e o comando de um técnico com uma ligação profunda com o clube e a cidade: Davi Zaqueo, 44 anos, nascido em Tanabi. Sua história se confunde com a do município de pouco mais de 25 mil habitantes, na região da Grande Rio Preto.

LAVANDERIA, MASSAGISTA E GRAMADO EM MEIO À PANDEMIA

“Quando os treinos começaram em 2019, surgiu a necessidade de alguém na lavanderia. Vi uma chance de ganhar um extra e me ofereci. Acumulei funções: lavava os uniformes, limpava os vestiários e até fui massagista durante a Copinha de 2020.”

Com a chegada da pandemia, todas as atividades foram suspensas. Os atletas foram liberados, mas Davi permaneceu no clube, cuidando da estrutura durante todo o ano de 2020 — sozinho, mantendo viva a alma do Tanabi.

A CHEGADA AO PROFISSIONAL E O ACESSO

“Com a boa campanha na Copinha 2024, fui convidado para comandar o time no Paulista Sub-23. Fizemos uma boa campanha, caindo apenas nas quartas para o Inter de Bebedouro.”

Na sequência, Davi comandou o Tanabi na Bezinha (Segunda Divisão Sub-23), utilizando a experiência do ano anterior, mantendo a base do elenco e contratando reforços pontuais. Resultado: acesso conquistado de forma incontestável.

DE APARADOR DE GRAMA AO COMANDO TÉCNICO

“Quem começou cortando a grama jamais imaginaria conquistar um acesso e entrar para a história do clube. Mas tudo isso vem do amor pelo esporte, pelo Tanabi. Aproveitei a oportunidade num momento difícil para o mundo, e dei o meu melhor.”

EDUCAÇÃO: O CAMINHO DA TRANSFORMAÇÃO

“A pandemia trouxe o ensino remoto, e vi uma oportunidade. Com o que ganhava no clube, iniciei e concluí a faculdade de Educação Física online.”

Além disso, Davi aproveitou os cursos da Federação Paulista para se capacitar como treinador. Hoje, possui as licenças C, B e A, todas obtidas com apoio do programa de desconto da FPF.