ESPECIAL SÉRIE C: Ponte Preta conquista seu 1º título nacional em 125 anos
O Campeonato Brasileiro da Série C foi histórico em 2025, marcado pela conquista inédita da Ponte Preta
A Macaca venceu o Londrina por 2 a 0 na final, disputada no estádio Moisés Lucarelli.
Campinas, SP, 23 (AFI) – O Campeonato Brasileiro da Série C foi histórico em 2025, marcado pela conquista inédita da Ponte Preta, que levantou seu primeiro título nacional em 125 anos de história. A Macaca venceu o Londrina por 2 a 0 na final, disputada no estádio Moisés Lucarelli.
NOVIDADE! Futebol Interior agora está nos Canais do WhatsApp. Participe agora!
Em mais de um século de existência, a Ponte Preta já havia levantado troféus estaduais, como os Campeonatos Paulistas da Série A2 de 1969 e 2023. No entanto, este título tem um sabor especial para a imensa torcida alvinegra. Além de tirar um peso das costas, a Ponte Preta passa a ter, finalmente, um troféu de Campeonato Brasileiro para chamar de seu.
Além da Macaca e do Tubarão, Náutico e São Bernardo também conquistaram o tão sonhado acesso à Série B do Campeonato Brasileiro de 2026.

1ª FASE
A primeira fase da Série C foi marcada pela disputa acirrada entre Caxias e Ponte Preta, que se revezaram na liderança geral. Náutico, Londrina, São Bernardo, Brusque, Guarani e Floresta completaram o grupo dos oito primeiros colocados, garantindo vaga no Quadrangular do Acesso. Já CSA, ABC, Retrô e Tombense acabaram amargando o rebaixamento à Série D.
A situação mais dramática foi a do CSA. Antes da última rodada, o clube ainda tinha poucas chances de descenso, mas a derrota por 2 a 0 para o Brusque, somada às vitórias de Itabaiana e Anápolis, resultou na ultrapassagem na tabela e confirmou a queda da equipe alagoana.
QUADRANGULAR FINAL
No Grupo B, a disputa foi bastante equilibrada, com a primeira vitória surgindo apenas na quarta rodada. Já no Grupo C, a Ponte Preta garantiu o acesso logo no início do returno. O desfecho teve um gosto ainda mais especial para a Macaca, que na última rodada venceu o Guarani por 2 a 0 no Dérbi, no Majestoso, e deixou o rival por mais uma temporada na terceira divisão nacional.
FINAL
Na final histórica, a Ponte Preta segurou o empate sem gols no estádio Vitorino Gonçalves Dias (VGD), em Londrina, e confirmou o título diante de sua torcida, no Moisés Lucarelli. Os gols da vitória por 2 a 0 foram marcados por Toró e Elvis, levando à catarse coletiva, que terminou com invasão de campo e sem a entrega oficial da taça.






































































































































