Série A2: São Bento aposta em experiência após frustração com SAF
Após imbróglio na SAF e temporada difícil, São Bento aposta em elenco experiente e promete equipe competitiva na Série A2 de 2026.
Sorocaba, SP, 19 (AFI) – Depois de um 2025 conturbado, marcado por risco de rebaixamento na Série A2 e uma Copa Paulista de desempenho abaixo do esperado, o São Bento inicia uma nova caminhada cercado de cautela e reformulação. O imbróglio envolvendo a venda da SAF do clube, que chegou a avançar com uma empresa escolhida, mas acabou frustrado por falta de garantias financeiras, impactou diretamente o planejamento para a próxima temporada.
Segundo o técnico Fabiano Carneiro, agora efetivado no cargo, a indefinição atrasou em cerca de duas semanas a montagem do elenco e obrigou o clube a ajustar sua estratégia no mercado.
PLANEJAMENTO ATRASADO E PERFIL DO ELENCO
Fabiano explicou que o São Bento precisou agir com rapidez após a queda da negociação da SAF, priorizando jogadores que unissem rodagem e adaptação ao futebol paulista.
“Por conta do contexto do processo SAF, ficamos cerca de 15 dias atrasados, e tudo isso culminou para que a gente não conseguisse contratar alguns atletas que gostaríamos no começo. O que nós procuramos buscar foram atletas experientes, mas não em final de carreira ou em declínio, além de jogadores que já tivessem experiência no estado de São Paulo”, afirmou.
O treinador ressaltou que as contratações também levaram em conta o formato da Série A2 e o histórico recente de lesões do elenco, tanto na própria divisão quanto na Copa Paulista.
ATAQUE COMO PRIORIDADE NO MERCADO
Um dos principais focos da diretoria e da comissão técnica foi o setor ofensivo, apontado como um dos grandes problemas da equipe na última temporada.
“Principalmente os atacantes, setor em que sofremos bastante no terço final na Série A2, buscamos atletas com o maior número possível de gols e assistências, dentro do mercado disponível naquele momento e que a nossa força orçamentária pudesse arcar”, destacou Fabiano.
A ideia, segundo ele, foi aliar produtividade a responsabilidade financeira, evitando riscos que pudessem comprometer o clube ao longo da competição.
IDENTIDADE, MODELO DE JOGO E EXPECTATIVA
Sobre a identidade do time para 2026, Fabiano Carneiro projetou um São Bento propositivo, mas consciente das exigências do campeonato.
“Gostamos de ter a bola e vamos montar um time para propor o jogo. Mas entendemos que o futebol é equilibrado e nem sempre vamos estar em bloco alto. Muitas vezes será preciso defender em bloco baixo e ser uma equipe reativa. O DNA é de querer a bola, mas o time precisa saber fazer tudo”, explicou.
Com pouco tempo de preparação quando assumiu interinamente durante a temporada passada, o treinador destacou a evolução física e a assimilação do modelo de jogo como pontos positivos neste início de trabalho.
“Fizemos um jogo-treino contra o Primavera e conseguimos competir de igual para igual fisicamente. A assimilação do sistema e a parte física têm nos surpreendido positivamente pelo pouco tempo de trabalho”, completou.
Por fim, Fabiano garantiu que, apesar das dificuldades no processo de montagem do elenco, o torcedor pode esperar um São Bento competitivo.
“Podem esperar um São Bento muito competitivo, organizado e equilibrado. Tivemos pouco tempo e as contratações precisaram ser aceleradas, exigindo assertividade. Estamos trabalhando para compensar o tempo e chegar bem preparados para a estreia.”
O São Bento estreia na Série A2 do Campeonato Paulista no domingo, 11 de janeiro, contra o XV de Piracicaba, no estádio Walter Ribeiro, em Sorocaba.






































































































































